Presidência do TJAC assina contrato para implantação do Repositório Arquivístico Digital

Projeto reflete o compromisso institucional garantindo que cada documento criado e certificado seja acessado no decorrer do tempo com a confiabilidade que o judiciário sempre busca em suas decisões judiciais e administrativas

Com a finalidade de implantar o Repositório Arquivístico Digital Confiável, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, reuniu-se com a equipe do Instituto de Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para iniciar as etapas da preservação do acervo arquivístico digital no âmbito do Poder Judiciário acreano.

Pela contratação, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia vai elaborar projeto de pesquisa para implementar o Modelo Hipátia de preservação digital, de forma integrada, ao Diário da Justiça Eletrônico (DJe) e ao Sistema Eletrônico de Documentos (SEI) do Tribunal de Justiça do Acre.

A reunião, que ocorreu virtualmente, nesta terça-feira, 14, teve a participação da juíza auxiliar da Presidência, Zenice Mota; da diretora de Informação Institucional, Andréa Zílio; da gerente de Acervos, Ana Cunha, do arquivista Bruno Gomes, da equipe da Diretoria de Tecnologia e da equipe do instituto formada pelo coordenador Alexandre Oliveira, que representou o presidente Jaime Ramírez; das arquivistas Leolibia Liden e Marilete Pereira.

Considerando que o TJAC vem produzindo cada vez mais documentos arquivísticos digitais no desenvolvimento de suas atividades administrativas e judiciais no qual alinha-se as demandas e expectativas da sociedade por informação confiável de forma ágil, a desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou que o projeto representa o compromisso com a modernização do Poder Judiciário do Acre e o sucesso reflete o compromisso institucional e a qualidade de serviços prestados.

“Nós temos um arquivo digital de muitos anos do Judiciário acreano. E cada documento público deve ser bem acessado. O sucesso desse projeto reflete o compromisso institucional em fortalecer o acesso à Justiça e a qualidade dos serviços prestados, garantindo que cada documento criado e certificado seja acessado no decorrer do tempo com a confiabilidade que o judiciário sempre busca em suas decisões judiciais e administrativas, purgando sempre pela construção de uma sociedade justa e transparente”, destacou a presidente.

 

 

O contrato tem a vigência de 36 meses, com possibilidade de prorrogação mediante Termo Aditivo e com valor de R$ 910.015,00.

Na oportunidade, o coordenador Alexandre agradeceu a confiança, juntamente com a equipe, fez a apresentação do instituto que atua há 69 anos no campo da Ciência da Informação, dedicando-se em estruturar o acesso de qualidade a informações científicas e tecnológicas, e apresentou ainda as etapas a serem executadas no decorrer do projeto, que chegam a quatro.

 

Ana Paula Batalha/Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

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