As reformas para o funcionamento do órgão serão iniciadas em breve. Além disso, o Tribunal de Justiça contribuirá com a doação de equipamentos e materiais, o que facilitará o processo de transição e redução de custos.
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, entregou nesta segunda-feira, 6, o prédio do antigo Fórum Barão do Rio Branco aos representantes da Polícia Civil do Acre e das secretarias de Estado de Segurança Pública, de Obras Públicas e de Planejamento.
O prédio, inaugurado em 1971, que ao longo de mais de cinco décadas serviu como um importante centro de funcionamento do Judiciário estadual, agora passa a ser a nova sede administrativa da Polícia Civil do Acre.
Desativado em setembro de 2024 pela gestão do TJAC, e após articulações com o Executivo Municipal e Estadual, decidiu-se ceder o local para o Estado, que ocupará as instalações para melhorar a estrutura de atendimento à população quanto a segurança pública.
No ato de entrega, a desembargadora-presidente destacou a importância do momento, ressaltando a contribuição histórica do Fórum Barão do Rio Branco para o sistema judicial do estado.
“Este fórum foi palco de importantes decisões que marcaram a história do nosso Judiciário. Todas as unidades aqui instaladas foram transferidas para a Cidade da Justiça. Agora, é hora de dar continuidade a essa história, com a adequação de nossos espaços às novas necessidades de segurança pública”, afirmou.
Acompanhada dos diretores Júnior Martins, Ana Paula Viana e Elson de Oliveira, da Diretoria-Geral, Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec), respectivamente, a desembargadora-presidente parabenizou os representantes da Polícia Civil pela nova sede e desejou todo o sucesso nesta nova jornada.
“Este espaço agora será um local de avanço, de trabalho constante em prol da segurança e do bem-estar da nossa sociedade. Que esta nova fase seja repleta de conquistas e de resultados positivos para todos nós, pois o trabalho de vocês é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e segura. A mudança é um símbolo de evolução, não só para as instituições que atuam na justiça e segurança, mas também para todos os cidadãos que confiam no trabalho incansável de nossas forças de segurança”, ressaltou.
O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão dos Santos, em nome dos demais representantes, salientou que, enquanto Executivo Estadual, o momento é de agradecimento.
“Enquanto Executivo Estadual, fazemos questão de agradecer ao Poder Judiciário acreano, na pessoa da desembargadora Regina Ferrari, que foi muito sensível em relação a fazer restituição desse imóvel, que é simbólico para a sociedade acreana”, disse.
Ele também acrescentou que há muito tempo a Polícia Civil buscava uma sede que trouxesse uma identidade própria e representasse a importância da Polícia Civil para a sociedade acreana.
“Hoje esse ato representa essas ações. A primeira é o fortalecimento da parceria do Poder Executivo com o Poder Judiciário, e a outra, o fortalecimento da identidade institucional da Polícia Civil que passará a ter uma sede própria. Dessa forma, será oferecido um ambiente mais eficiente tanto aos servidores quanto para os cidadãos que buscam atendimento nos serviços policiais”, finalizou.
As reformas para o funcionamento do órgão de segurança serão iniciadas em breve. Além disso, o Tribunal de Justiça contribuirá com a doação de equipamentos e materiais, o que facilitará o processo de transição e redução de custos.