Mais uma ação de sensibilização e educação ambiental foi realizada nesta sexta-feira, 7, pelo Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com o plantio de muda de Jacarandá pelo desembargador Lois Arruda
“Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humano e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima”, é uma das ações do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 13, da Agenda 2030 da Organizações das Nações Unidas (ONU). Com intuito de cumprir sua parte nesse tratado internacional, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Núcleo Permanente Socioambiental (Nusap), realizou o plantio de árvore no Bosque da Justiça, nesta sexta-feira, 7.
A nova muda de Jacarandá Mimoso (Jacaranda Mimosifolia) será de responsabilidade do desembargador Lois Arruda. Essa torna-se a 16ª árvore da espécie cultivada no espaço verde localizado atrás da sede do TJAC. A tradição de cada magistrada e magistrado do 2º grau ter sua árvore nesse jardim foi iniciada na gestão da desembargadora Cezarinete Angelim, que faleceu em 2018.
O ato que confirma o compromisso do Judiciário em promover ações de educação e cuidado com meio ambiente tanto a nível institucional, quanto individual do Judiciário acreano, como disse a coordenadora do Nusap, desembargadora Waldirene Cordeiro: “É uma satisfação estar aqui. Todos nós, especialmente que estamos na Amazônia, devemos cuidar do nosso entorno. Nosso Núcleo busca desempenhar essa tarefa, com apoio das diretorias e equipes do Tribunal, com intuito de promover a proteção ambiental”.
A presidente do TJAC, Regina Ferrari, também prestigiou a ação juntamente com o corregedor-geral da Justiça, Samoel Evangelista, e as desembargadoras e desembargadores: Denise Bonfim, Júnior Alberto, Elcio Mendes, Nonato Maia. Além disso a secretária executiva do Nusap, Val Amorim, diretores, servidoras e servidores, assim como, convidados do desembargador Lois estavam presentes.
A gestora do Tribunal acreano deixou a mensagem sobre a importância do momento, que contribui com toda a política de sustentabilidade desenvolvida. “Quero enaltecer esse momento que estamos aqui a plantar árvores. E gosto de lembrar dessa frase ‘floresça onde estiver’. Agradeço por todas as dadivas recebidas”, disse Ferrari.
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-7.jpeg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-9.jpeg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-10.jpeg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-4.jpeg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-5.jpeg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-6.jpeg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-8.jpeg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/plantio-de-arvore-des.-Lois-Arruda-Bosque-Florido-7-fev-2025-3.jpeg)