Desembargadora Waldirene Cordeiro assume presidência do Fórum Permanente de Corregedorias

A magistrada de 2º Grau é a quarta presidente da entidade, sendo a primeira mulher a exercer o cargo. “Tenham certeza de que vou dar o meu melhor também nesse momento e vou seguir passo a passo o que foi feito pelos meus antecessores”, ressaltou a desembargadora do TJAC

O Fórum Permanente de Corregedores e Comissões Éticas em Atuação no Estado do Acre promoveu nesta quinta-feira, 6, a cerimônia de transmissão do cargo de presidente da entidade à sua nova titular, a desembargadora Waldirene Cordeiro (vice-presidente e corregedora-geral do TRE-AC). 

O ato, realizado na Escola do Poder Judiciário (Esjud), foi conduzido pelo até então presidente do órgão, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, que se despede do cargo em razão do encerramento de suas funções à frente da Coger. Na sexta-feira, 7, deverá tomar posse no cargo o desembargador eleito para o biênio 2025-2027, desembargador Nonato Maia.

Além do atual corregedor-geral da Justiça, seu sucessor no cargo e a nova presidente da entidade, também compuseram o dispositivo de honra o desembargador Roberto Barros; o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) e diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, desembargador Marco Anthony Villas Boas (TJTO); o corregedor-geral do Ministério Público do Acre (MPAC), procurador de Justiça Álvaro Pereira; a corregedora-geral da Defensoria Pública Estadual (DPE), Roberta Caminha; o corregedor da Procuradoria-Geral do Estado do Acre, Gerson-Ney Vilela Júnior; bem como o corregedor da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Lauro Marcio. 

“(O Fórum Permanente de Corregedores e Comissões Éticas com Atuação no Estado do Acre) não é uma ideia minha. Isso também é fruto do trabalho do desembargador Elcio e pelo corregedor do MPAC, Álvaro Pereira. Eles imaginaram que nós vivemos as mesmas angústias. Todos nós aqui somos corregedores e vivemos as mesmas angústias. E era hábito do desembargador Elcio Mendes e também do procurador Álvaro Pereira receberem corregedores para conversar separadamente. Nós vamos formar o fórum de tal forma que possamos nos reunir periodicamente e discutir experiências nossas, as nossas boas práticas e também resolver problemas, que isso acontece muitas e muitas vezes, problemas que a gente resolve, às vezes, através até de um telefonema. Então esses encontros serviram para aproximar as Corregedorias e outros órgãos de controle que existem no Estado do Acre e tem dado muito bons resultados. Então minhas palavras são de agradecimento, desejando o êxito e fazendo votos de que essa ideia que surgiu lá atrás (…) perdure. Parabéns e sucesso, desembargadora Waldirene”, comentou o corregedor-geral da Justiça. 

A desembargadora Waldirene Cordeiro foi eleita durante o 9º Encontro de Corregedores com Atuação no Estado do Acre, realizado na última segunda-feira, 3, no Auditório do Ministério Público do Acre (MPAC) por aclamação geral, após uma rápida votação na qual não foi registrado qualquer abstenção ou voto em sentido contrário. A magistrada de 2° Grau é a primeira mulher a assumir a presidência do fórum. 

A nova presidente da entidade expressou gratidão a todos os desembargadores presentes, realizando uma deferência especial aos desembargadores Elcio Mendes (diretor da Esjud) e Roberto Barros. Além disso, ela também destacou a importância da presença de mulheres no fórum e expressou a expectativa de que outras corregedoras também venham a fazer parte do fórum.

“Quero agradecer a escolha que foi feita e a conversa antecipada que tive com o desembargador decano da nossa corte, nosso vetor agora, desembargador Samoel Evangelista (…). Eu agradeço a todos os meus colegas pela oportunidade de aqui estarmos, com os demais corregedores, inclusive o futuro corregedor do meu tribunal, o desembargador Nonato Maia (…). Há um ditado africano que diz: ‘se eu estou é porque nós estamos, se eu sou é porque nós somos’. Ninguém consegue chegar a lugar nenhum sozinho (…). Então, senhoras e senhores, muitíssimo grata, muitíssimo grata a este fórum, (…), tenham certeza que vou dar o meu melhor também nesse momento e vou seguir passo a passo o que foi feito pelos meus antecessores”, manifestou a desembargadora Waldirene Cordeiro.

A desembargadora do TJAC é a quarta presidente do Fórum Permanente de Corregedorias e Comissões de Ética com Atuação no Estado do Acre. O primeiro presidente da entidade foi o desembargador Elcio Mendes, o segundo foi o corregedor-geral do MPAC, Álvaro Pereira. O desembargador Samoel Evangelista foi o terceiro presidente do fórum.

Texto: Marcio Bleiner Roma / Fotos: Elisson Nogueira | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.