Desembargadores do TJAC participam do 9º Encontro de Corregedores com atuação no Estado do Acre

A conferência teve como objetivo demonstrar boas práticas adotadas pela Corregedoria-Geral da Justiça e promover a troca de experiências com os demais órgãos de fiscalização. Durante o evento a desembargadora Waldirene Cordeiro foi eleita nova presidente do Fórum de Corregedorias e Comissões Éticas com Atuação no Estado do Acre

O corregedor-geral da Justiça, desembargador, Samoel Evangelista, participou na manhã desta segunda-feira, 3, juntamente com o corregedor-geral da Justiça eleito para o biênio 2025-20217, desembargador Nonato Maia, a corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro, e o diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Elcio Mendes, do 9º Encontro de Corregedores com atuação no Estado do Acre. O evento, realizado no auditório do Ministério Público, foi marcado pela interação, pela apresentação de boas práticas e pela troca de experiências entre os participantes.

O encontro foi presidido pelo desembargador Samoel Evangelista, na condição de presidente do Fórum Permanente de Corregedorias e Comissões de Ética com Atuação no Estado do Acre, com a participação do procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, do juiz de Direito auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Alex Oivane, além dos corregedores-gerais da Defensoria Pública do Estado do Acre, do Ministério Público, Ordem dos Advogados Seccional Acre, da Polícia Civil, da Procuradoria-Geral e do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), entre outras instituições. 

Advogados, assessores jurídicos, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça e procuradores do Estado do Acre, entre outros operadores do Direito, além de assessores e servidores do Judiciário e do Ministério Público também prestigiaram o evento.

Ao desembargador Samoel Evangelista, coube, assim, a abertura do encontro e a presidência dos trabalhos. O corregedor-geral da Justiça agradeceu a presença de todos os representantes dos órgãos correicionais e, em especial, ao procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, pela cessão do auditório do Parquet para a realização da atividade, ressaltando a natureza da entidade e a importância dos encontros promovidos.

“Sejam todos bem-vindos a esse 9º Encontro de Corregedores com Atuação no Estado do Acre. Eu agradeço a presença de todos que abrilhantam esse evento e expresso os meus agradecimentos aos nossos anfitriões, ao procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro,e ao corregedor-geral do Ministério Público, Álvaro Pereira. Nós voltamos a nos reunir. Desta vez, no mesmo local onde o Fórum foi criado, por isso é muito simbólico e prazeroso  (…) hoje temos a alegria de receber os colegas novos que passam a integrar o Fórum e alguns convidados ilustres, como o desembargador Elcio Mendes (…). As nossas reuniões se caracterizam pela informalidade e pelo finalismo. A ideia da criação deste Fórum é facilitar o contato entre as instituições, além de buscar o compartilhamento de experiências exitosas em nossos órgãos”, explicou o desembargador Samoel Evangelista.

Corregedor-Geral da Justiça eleito para o biênio 2025-2027, o desembargador Nonato Maia falou sobre a alegria de participar do evento e se sentir entre amigos, bem como das oportunidades para fortalecimento e engrandecimento do fórum no futuro.

“Certamente vamos ter muito mais oportunidades nos próximos dois anos, quando estaremos nos reunindo com mais frequência e estreitando, ainda mais, os laços para que a gente possa dar continuidade a esse trabalho tão bem feito pelo desembargador Samoel (Evangelista) à frente da Coger”, manifestou o corregedor-geral da Justiça eleito para o biênio 2025-2027.

O corregedor-geral do Ministério Público, o procurador de Justiça Álvaro Pereira, também manifestou alegria pela realização do 9º Encontro de Corregedores com Atuação no Acre e a oportunidade de trocas de experiências nas atividades de fiscalização desenvolvidas pelos demais órgãos integrantes.

“É com muita alegria que esta casa tem a honra e o privilégio de promover, sediar, mais uma etapa desta realidade, que é o Fórum de Corregedores com Atuação no Estado do Acre (…). Digo que é uma honra muito grande, sobretudo por ver esse foro crescendo (…). Enfim, é uma alegria muito grande para todos nós e dizer que aproveitem a permanência aqui, temos muito a aprender hoje com o desembargador Elcio (Mendes). Sobre gestão sustentável”, complementou o corregedor-geral do Ministério Público, Álvaro Pereira. 

Ainda o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Danilo Lovisaro, se disse feliz pelo momento e destacou a relevância do espaço de diálogo interinstitucional, bem como sua consolidação para que a troca de experiências, métodos, sistemas, ideias e boas práticas seja sempre possível, ressaltando que esses “são elementos fundamentais para a construção de um sistema de Justiça mais dinâmico e responsivo às necessidades da população”.

“A cooperação institucional permite que os esforços para enfrentar desafios comuns e promover soluções inovadoras que garantam um atendimento cada vez mais ágil e eficiente ao cidadão (…). Entendo que esse é um espaço muito privilegiado para o debate e para discussões de questões importantíssimas relacionadas à questão correcional, mas também à questão preventiva, que é fundamental. Então, é com grande honra e imensa satisfação que o Ministério Público do Estado do Acre recebe o nono Encontro de Corregedores com Atuação no Estado do Acre, evento que, ao longo de suas edições, tem se consolidado como um importante fórum de diálogo, cooperação e aperfeiçoamento institucional”, assinalou Danilo Lovisaro.

Após as falas da abertura, o gerente de serviços auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Sean Campos, realizou a apresentação do material reunido pelo juiz de Direito auxiliar da Coger, Alex Oivane, chamado a atenção para a importância da implementação de indicadores gerenciais no sistema de correção e gestão pública, pelo próprio Serviço Eletrônico de Informação (SEI). O facilitador destacou como esses indicadores são fundamentais para melhorar a eficiência e a transparência dos serviços prestados pelas instituições.

O gerente de serviços auxiliares da Coger apresentou exemplos de indicadores que ajudam no controle de prazos, produtividade dos servidores e monitoramento de processos, enfatizando que a utilização desses dados pode levar a uma gestão mais eficaz e a um aumento na qualidade dos serviços. Também foi mencionada a relevância da troca de experiências entre as instituições para promover melhorias contínuas e a necessidade de uma cultura organizacional que valorize a transparência e a colaboração.

Durante a exposição foi ressaltado, ainda, que a adoção de ferramentas tecnológicas e a atualização dos sistemas utilizados são essenciais para enfrentar os desafios atuais e garantir um atendimento mais ágil e eficiente ao cidadão. 

Na prática, a apresentação foi um convite à reflexão sobre como as instituições acreanas podem se modernizar e se adaptar às novas demandas da sociedade.

Palestra Diferencial Estratégico entre Governanças Digital e Gerencial

Em seguida, o diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Elcio Mendes, proferiu a palestra “Diferencial Estratégico entre Governanças Digital e Gerencial”, na qual abordou a importância da inovação e da adaptação das instituições às mudanças contemporâneas. Mendes enfatizou que, em um cenário de rápidas transformações, é crucial que os gestores estejam atentos às novas tecnologias e às práticas de governança que promovem a eficiência e a transparência.

O desembargador diretor da Esjud apontou a necessidade de romper com modelos gerenciais ultrapassados e da adoção de uma abordagem mais colaborativa e integrada, onde o conhecimento e as informações sejam compartilhados entre todos os setores, mencionando, ainda, que a descentralização da informação e a transparência nas ações são fundamentais para melhorar a prestação de serviços e atender melhor a população.

Em sua exposição, o desembargador Elcio Mendes salientou a importância de uma cultura organizacional que valorize a participação de todos os servidores, promovendo um ambiente onde as ideias e inovações possam fluir livremente. O magistrado de 2º Grau concluiu sua fala enfatizando que a evolução das instituições depende da capacidade de adaptação e da disposição para aprender com os desafios e as experiências do passado, mas também de muita análise de dados.

“Esse é o desenho do que se avizinha (…). É algo tão alto, tão inovador, que nós não conseguimos, às vezes, acompanhar. Só para vocês terem uma ideia, nós ouvimos aqui sobre planejamento, cultura e metas. Planejamento estratégico. Há bem pouco tempo as nossas instituições (…) faziam planejamento estratégico para cinco anos. Dá para fazer hoje um planejamento estratégico para cinco anos? Isso é possível, diante dos aspectos inovadores que estão ocorrendo? Não é possível. Com muito sacrifício nós conseguimos fazer para dois anos. E como que nós conseguimos trabalhar essa gama de informações que vem ao nosso redor? Como que nós fazemos isso? Como que nós quebramos culturalmente todo esse desenho da escola clássica da teoria da administração? Como que nós fazemos isso na parte organizacional?”, foram algumas das questões discutidas pelo diretor da Esjud em sua palestra 

Eleição por aclamação

Durante o 9º Encontro de Corregedores com Atuação no Estado do Acre, o desembargador Samoel Evangelista indicou o nome da desembargadora Waldirene Cordeiro (vice-presidente e corregedora do TRE-AC) para o exercício da direção do fórum, função da qual o decano do TJAC ora se despede. Após uma rápida votação, sem nenhum voto contrário, a magistrada de 2º Grau foi eleita por aclamação a nova presidente do Fórum Permanente de Corregedorias e Comissões de Ética com Atuação no Acre.

“Eu agradeço a confiança de estar aqui neste fórum e de já ser eleita na primeira reunião. Desembargador Samoel conversou comigo, eu fiz algumas ponderações, mas ele se manteve firme. Eu espero contribuir, eu sou aberta sempre ao diálogo, é sempre essa a tônica daquilo que eu faço. Muito obrigado a todas e a todos”, expressou a presidente eleita do fórum.

A transmissão do cargo deve acontecer na próxima quinta-feira, 6, às 10h, após a transmissão de uma palestra online que será ministrada pelo ministro do STF Gilmar Mendes sobre o tema Direitos Humanos e marcará a entrega da obra de reforma do prédio da Esjud. Em seguida, os representantes do fórum assistirão a outra palestra, a ser proferida pelo desembargador Marco Villas Boas (TJTO), presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) e diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

Texto: Marcio Bleiner / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.