Diretor da Esjud participa da 1ª turma de Formação de Formadores de 2025

Atividade foi promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para reforçar qualidade de ensino em todo Brasil.

Diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), o desembargador Luís Camolez participou em Brasília do primeiro curso de Formação de Formadores Nível 1 Módulo 1 de 2025. A atividade foi promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), entre os dias 19 e 21 deste mês de fevereiro.

A ação foi destinada a diretores(as) e servidores(as) que fazem parte da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum), com o objetivo de aperfeiçoar as práticas pedagógicas na formação de profissionais da Justiça de todo Brasil.

Onde e como

A Formação ocorreu na sede da Enfam, sob a visão de que o aprimoramento e a avaliação têm de ser contínuos, de modo a se considerar o desempenho dos participantes, a qualidade da docência e a eficácia da ação educativa. Com a participação de 60 alunos(as), a programação englobou debates os mais diversos na área educacional, sobretudo acerca do planejamento de ensino, avaliação de aprendizagem e metodologias ativas. Também houve atividades práticas, a exemplo de simulações de aula e estudos de caso.

 

Opinião de quem fez

Rosimeire Leite, formadora da Enfam e juíza de Direito na Paraíba, explicitou que a formação é um curso inicial embasado na sensibilização para novas abordagens de ensino e aprendizagem. “Essa etapa é o início de um processo que incluirá os níveis 2 e 3, com temas predeterminados que serão aprofundados ao longo das formações”, afirmou.

“Foi uma experiência muito exitosa, porque ampliou o horizonte de possibilidades para nossa Escola, especialmente com o fortalecimento da qualidade de ensino e a inclusão de novas modalidades, que nos permitam alcançar um maior número de pessoas com as ações educacionais”, analisou o desembargador-diretor Luís Camolez.

Para a juíza federal substituta Paola Spikes, a agenda foi enriquecedora, uma vez que capacitou para o ensino e à formação de outros colegas, por meio da multiplicação. “As dinâmicas de todo o conteúdo, vão possibilitar o desenvolvimento da prática, algo que já fazemos em Volta Redonda”. “Muito gratificante, principalmente essa finalização, quando fazemos planejamento de aula e temos os colegas reciprocamente nos avaliando”, completou.

Também integram a formação como docentes Jeanne Nogueira, Marizete Oliveira e Vladimir Vitovsky.

Marcos Alexandre / EJUSD | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.