Nova gestão da Associação dos Magistrados do Acre é presidida pela juíza de Direito Olívia Ribeiro. A desembargadora aposentada Eva Evangelista e o juiz de Direito Mateus Santini exercem os cargos de 1ª e 2º vice-presidente no biênio 2025-2027
O desembargador-presidente do TJAC, Laudivon Nogueira, participou, na tarde desta quinta-feira, 13, da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac). O ato foi conduzido no Auditório do Palácio da Justiça, Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre.
A cúpula diretiva da Asmac no biênio 2025-2027 é composta pela juíza de Direito Olívia Ribeiro, como presidente da entidade; da desembargadora aposentada Eva Evangelista, como 1ª vice-presidente e o juiz de Direito Mateus Santini, como 2º vice-presidente. Vale ressaltar que Olívia Ribeiro é a quinta mulher a assumir a presidência da Asmac, cadeira já ocupada pelas desembargadoras Eva Evangelista, Miracele Borges, Cezarinete Angelim (in memoriam) e pela juíza de Direito Maria Rosinete, que atualmente atua como magistrada auxiliar no Supremo Tribunal Federal.
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-6-571x380.jpg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-4-571x380.jpg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-8-571x380.jpg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-11-571x380.jpg)
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, desembargador Laudivon Nogueira, expressou alegria e honra em participar do evento de posse da nova diretoria da Asmac, destacando a importância da associação como uma voz firme e atuante na defesa da independência judicial e das prerrogativas constitucionais dos magistrados. O desembargador-presidente também salientou a responsabilidade e os desafios que acompanham a presidência da entidade, ressaltando, ainda, a necessidade de diálogo e compromisso para o fortalecimento da magistratura acreana.
“Quero dizer que é uma alegria estar aqui e poder hoje celebrar a posse da nova diretoria da Asmac, que vai conduzir essa entidade no biênio 2025-2027. Doutora Olívia, meus cumprimentos, minha admiração e meu respeito pela sua pessoa e pela capacidade que eu sei que a senhora tem de administrar, de gerenciar, de resolver os conflitos e de cada vez mais erguer esta entidade ao patamar que ela merece. Não estamos aqui tratando apenas de uma mera posse, uma transição administrativa. Esse é um momento de reafirmação do compromisso da Asmac e nós sempre estamos nesse processo democrático de reafirmação com a defesa dos magistrados. Mais do que uma entidade de classe, a Asmac representa a voz firme e atuante na defesa e dependência judicial das prerrogativas da magistratura. Falo hoje não apenas como magistrado e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, mas também como alguém que já esteve, já teve a honra de presidir esta associação. Sei, por experiência própria, da grande responsabilidade e do desafio que acompanha essa missão. Penso que a Asmac deve continuar sendo um espaço de união, diálogo e defesa dos direitos e interesses da magistratura, precisando de uma entidade forte, cada vez mais. Quero destacar que o TJ reconhece e valoriza o papel fundamental da entidade e quero reforçar o compromisso de mantermos um diálogo aberto e produtivo. Seguiremos trabalhando para fortalecer cada vez mais a nossa magistratura. Parabéns à nova diretoria e que esse biênio seja de muitas realizações e avanços”, registrou o desembargador-presidente do TJAC.
Também prestigiaram o evento a vice-presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Nonato Maia; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre (TRE/AC), desembargador Júnior Alberto Ribeiro; vice-presidente e corregedora do TRE/AC, desembargadora Waldirene Cordeiro; os desembargadores Francisco Djalma e Samoel Evangelista, bem como as juízas e juízes de Direito auxiliares Anastácio Menezes, Louise Santana, Thaís Kalil e Zenice Mota.
A posse da nova cúpula diretiva também contou com a participação da coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Vanessa Mateus; do procurador-geral em exercício, Carlos Maia, representando o Ministério Público; da defensora pública-geral Juliana Marques; da vice-presidente da OAB/AC, a advogada Thaís Moura; do procurador do Estado Marcos Motta, representando o Governo do Acre; além do secretário municipal de saúde Jonathan Santiago, representando a Prefeitura de Rio Branco.
Em seu discurso de posse, a nova presidente da Asmac expressou gratidão a Deus e falou sobre a importância da família ao longo de sua atuação como juíza de Direito. Olívia Ribeiro enfatizou que a Asmac não é composta apenas pela presidência e suas diretorias, mas por todos os magistrados acreanos, ativos ou inativos. Ela destacou, ainda, o compromisso em realizar uma gestão inclusiva, na qual todos os associados tenham voz ativa e reconheceu o legado deixado pelos magistrados que a precederam, ressaltando a importância de respeitar e valorizar o trabalho de todos.
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-33-580x349.jpg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-20-576x380.jpg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-21-565x380.jpg)
“Agradeço primeiramente a Deus. A Ele, toda honra e toda glória. Sem Ele nada somos, sem Ele não chegaremos a lugar algum. Tudo na nossa vida, sem a nossa família, não tem sentido. Tudo depende de Deus. A Associação dos Magistrados do Acre não se constitui apenas na presidência, vice-presidência e seus diretores. As marcas somos todos nós. Queremos fazer uma administração inclusiva, em que todos participem, façam suas sugestões, emitam suas ideias. Também não podemos esquecer que os inativos são magistrados que passaram por aqui e deixaram seu legado e a eles devemos nosso respeito. Por isso, agradeço também o voto de todos, de nos confiar essa importante missão. Estamos aqui para nos doar, estamos aqui para construir um futuro melhor para a magistratura. E isso só será possível com a união e o esforço de todos”, disse a magistrada.
Por sua vez, o presidente da Asmac no biênio 2023-2025, o juiz de Direito Gilberto Matos, considerou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido e que a gestão que ora se encerra teve como norte dois valores “inegociáveis”: a valorização da carreira e a defesa das prerrogativas constitucionais da magistratura acreana.
“Nessa linha, alcançamos bons resultados, sempre contando com o bom senso da Administração do nosso Tribunal de Justiça, até pouco tempo liderado pela presidente Regina Ferrari. Nesse biênio, mantivemos e construímos boas relações com representantes de outros Poderes e desempenhamos também o nosso papel social, apoiando ou patrocinando diversos projetos em favor de crianças e pessoas em condições fragilizadas. Essa experiência, na condição de presidente da Asmac, me propiciou conhecimento e vivência ímpar, que levarei para a vida, especialmente no que diz respeito à gestão de demandas e às relações interpessoais”, considerou Gilberto Matos.
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-29-556x380.jpg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Posse_asmac_-36-571x380.jpg)
![](https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/Capa_-567x380.jpg)
Coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a juíza de Direito Vanessa Mateus (TJSP) falou sobre a alegria em participar da posse da nova presidente da Asmac e enfatizou a força da magistratura do Acre, que é composta por mulheres fortes e comprometidas. A representante da AMB ressaltou que, apesar de associações e tribunais utilizarem caminhos e estratégias diferentes, todos têm o mesmo objetivo: o fortalecimento da carreira e da estrutura do Judiciário.
“A magistratura do Acre sempre teve uma presença muito forte dentro do cenário nacional, e isso se deve, grande parte, ao trabalho realizado durante a gestão do Dr. Gilberto, que representou a magistratura acreana de forma exemplar, sua equipe pela dedicação e pelo esforço em prol da magistratura. Seu legado será lembrado e seguido, pois sua gestão fortaleceu ainda mais as marcas. E agora novamente é uma alegria para mim estar aqui apresentando a AMB na posse da Dra. Olívia Ribeiro, pois a magistratura do Acre também é feita por mulheres muito fortes e isso se reflete na liderança da nossa presidente. Tenho certeza de que ela chega para somar muito nesse trabalho e fortalecer ainda mais a magistratura. As associações e os tribunais querem chegar ao mesmo lugar: o fortalecimento da nossa carreira e do Poder Judiciário. Por isso, desejo a todos sucesso nesta nova jornada e que possamos continuar a trabalhar juntos nos próximos anos”, expressou a representante da AMB.
Ao final da cerimônia, a nova presidente da Asmac fez uma homenagem ao seu antecessor, o juiz de Direito Gilberto Matos e demais integrantes da gestão da Asmac no biênio 2023-2025. Também foi homenageada a atual vice-presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari por seu olhar diferenciado e humanístico para com as causas da Justiça e dos mais vulneráveis durante o biênio 2023-2025, período em que esteve à frente do Tribunal de Justiça do Acre.
Para saber mais sobre a Associação dos Magistrados do Acre, sua missão, atuação e composição, além de notícias sobre as atividades desenvolvidas pela entidade, acesse o site seguro: https://www.asmac.com.br.