Durante a reunião, a equipe do TJAC apresentou os principais projetos da instituição na área de tecnologia e destacou iniciativas que podem contribuir para a modernização do judiciário.
O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira, recebeu na tarde desta quarta-feira, 26, o senador Alan Rick. A reunião, que ocorreu no gabinete da presidência, foi pautada pelo diálogo sobre possíveis parcerias voltadas para o desenvolvimento tecnológico.
A equipe do senador; o juiz-auxiliar da Presidência, Giordane Dourado; o diretor-geral do TJAC, Júnior Martins; representantes da Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC), e a juíza de Direito Joelma Nogueira (virtual), participaram do encontro.

Durante a reunião, a equipe do TJAC apresentou alguns projetos da instituição na área de tecnologia e destacou iniciativas que contribuem para a modernização do judiciário como a ADA (Analisador de Documentos Automatizado) que representa um significativo avanço tecnológico no âmbito do Poder Judiciário do Acre, oferecendo aos magistrados uma ferramenta robusta baseada em inteligência artificial generativa para otimizar suas atividades diárias.
Ademais, segundo apresentado pela juíza de Direito Joelma Nogueira, a ferramenta possui um importante recurso de anonimização de documentos, garantindo a proteção de dados sensíveis e a conformidade com as normas de privacidade. Ela também destacou que, entre as funcionalidades mais destacadas da ADA, está sua capacidade de produzir ementas padronizadas seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O desembargador-presidente enfatizou que estas características fazem da ADA um instrumento fundamental para a modernização do trabalho jurisdicional, proporcionando maior celeridade e precisão no tratamento de processos judiciais.
“O Poder Judiciário do Acre está adotando ferramentas de Inteligência Artificial de forma gradual, implementando suas utilidades por etapas. Isso permite uma adaptação mais eficiente às novas tecnologias e a otimização progressiva dos processos internos. No entanto, o plano é expandir o uso dessas ferramentas de maneira integral”, disse o presidente do TJAC.
O senador elogiou o trabalho desenvolvido e demonstrou interesse em apoiar ações que fortaleçam a inovação.