No encontro, o desembargador-presidente Laudivon Nogueira agradeceu e elogiou os bons serviços prestados pela tropa no apoio às atividades do Judiciário e apresentou, em linhas gerais, o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). A Assessoria Militar (Asmil) é composta pela Polícia Judicial, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militares
O presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Laudivon Nogueira, esteve reunido, no último sábado, 15, com os integrantes da Assessoria Militar (Asmil), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares. O encontro foi realizado no auditório do Fórum Criminal Desembargador Lourival Marques de Oliveira, na Cidade da Justiça de Rio Branco.
No local, o desembargador-presidente foi recebido pelos membros da força de segurança institucional, sob o comando da assessora-chefe militar do TJAC, a tenente-coronel Alexsandra Rocha, a primeira mulher a assumir a função. A militar, vale dizer, tornou-se conhecida nacionalmente pelo destacado trabalho desenvolvido ao longo da carreira, em especial, à frente da Patrulha Maria da Penha na capital acreana, cargo que ocupou até se tornar a assessora-militar chefe do TJAC, no biênio 2023-2025. A atuação da tenente-coronel culminou no recebimento do Selo Nacional de Práticas Inovadoras durante a Edição 2022 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Além da Polícia Judicial, a força de segurança institucional também é formada por policiais e bombeiros militares, o que contribui para uma atuação operacional mais efetiva e preparada para o enfrentamento de diferentes intercorrências nas unidades administrativas e judiciais da Justiça acreana.
Durante a reunião, foram abordados pontos cruciais para o desenvolvimento e a adoção de melhorias na comunicação interna e na própria segurança institucional exercida pela Asmil, em favor da proteção dos cidadãos usuários dos serviços da Justiça, servidores e magistrados do TJAC.


Os participantes discutiram, entre outros pontos, a perspectiva de transformar problemas em oportunidades, por meio do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), que é, por assim dizer, um dos pilares centrais da reestruturação organizacional do TJAC. A mudança permitirá que decisões e ações estratégicas permaneçam diretamente na Presidência, juntamente com toda a estrutura operacional, de modo a facilitar a identificação de gargalos nos fluxos de trabalho e a adoção de medidas estratégicas, o que também inclui as atividades de manutenção da ordem e segurança as unidades do Poder Judiciário do Estado do Acre (PJAC).
Na ocasião, o presidente do TJAC destacou a importância do trabalho dos membros da força de segurança do PJAC, reconhecendo os esforços já empreendidos no âmbito da segurança institucional e elogiando o compromisso e empenho da tropa na manutenção da ordem e na proteção dos jurisdicionados e do corpo funcional das unidades judiciais.
O desembargador-presidente também reiterou o apoio da Presidência do TJAC às atividades e ações estratégicas para a identificação e resolução de possíveis entraves que possam dificultar o trabalho exercido pela Polícia Judicial do PJAC e incentivou os integrantes da força de segurança a participarem ativamente do processo de melhorias e aprimoramento das atividades.

“Então, toda vez que vocês que se depararem com um problema, conjuntamente vocês podem pensar na solução – e a solução vai ser a oportunidade de melhorar. Quero dizer que a Presidência vai apoiá-los no que for necessário, nós estamos à disposição para apoiar em tudo aquilo que for preciso para melhorar, aproveitando as oportunidades de melhoria que nós temos. E, certamente, elas são muitas (…). Quero aproveitar para agradecer pessoalmente pelo trabalho que vocês vêm desenvolvendo, são 150 policiais que têm cumprido com muita maestria o trabalho de segurança institucional, que é relevantíssimo. E vamos aproveitar, vamos pensar, planejar: onde podemos melhorar? Qual o problema que nós temos que é uma oportunidade para nós? Esse é o momento”, destacou o desembargador-presidente do TJAC.
A assessora-chefe militar do TJAC, por sua vez, agradeceu ao desembargador-presidente pela realização da atividade e na oportunização de um momento de escuta ativa quanto aos anseios, sugestões e reclamos dos integrantes. A tenente-coronel Alexsandra Rocha também ressaltou a facilidade de liderar a Asmil, dada a capacidade operacional e o compromisso dos integrantes com a causa da segurança institucional.

“Quero agradecer a sua presença aqui hoje, presidente, pois é muito importante para nós. E quero também dizer que essa tropa realmente desenvolve com excelência o serviço que tem sido feito. É muito fácil estar à frente dela, porque é formada de excelentes profissionais. Nós já temos trabalhado juntos há dois anos e agora temos essa oportunidade de ouvir os anseios deles para podermos melhorar ainda mais, na sua gestão, a segurança institucional. Muito obrigada”, disse a assessora-militar chefe do TJAC.
Após o encontro inicial com o desembargador-presidente Laudivon Nogueira, os integrantes da Asmil participaram de uma palestra ministrada pelo gerente de Planejamento Estratégico e Orçamentário do TJAC, Evandro Teixeira, com o objetivo de detalhar o Modelo de Gestão Estratégica e seu papel como instrumento transformador de dificuldades em oportunidades de avanços e melhorias para o alcance do nível de excelência nas atividades desenvolvidas no âmbito institucional.
O MEG é uma metodologia amplamente utilizada para avaliar e aprimorar a gestão de instituições públicas e privadas, com base em critérios que abrangem diferentes aspectos da gestão, como liderança, estratégias, pessoas, processos e resultados. O principal objetivo do método é incentivar a busca contínua pela melhoria e inovação, auxiliando as organizações a identificarem pontos fortes e áreas de oportunidade para a promoção de avanços e aprimoramento da gestão estratégica das instituições que o adotam.
