TJAC prioriza investimentos em infraestrutura de Tecnologia da Informação

Governança, inovação e soluções – trabalho técnico que dá suporte ao Poder Judiciário do Acre

Investimentos na modernização do Poder Judiciário do Acre foram realizados neste biênio 2023-2025. A partir do desenvolvimento de novos projetos, foi ampliada a capacidade e segurança dos serviços oferecidos à população, bem como às servidoras e servidores.

A concretização do planejamento estratégico e do plano de gestão foi possível a partir de ações realizadas em diferentes frentes. Um exemplo é a ampliação da conectividade, por meio da instalação de antenas de internet via satélite em todas as comarcas, promovendo redundância e estabilidade nos serviços. Saiba mais.

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAC, Elson Oliveira, destacou que a medida proporciona estabilidade à prestação jurisdicional, o que afeta diretamente na eficiência, velocidade das movimentações processuais, qualidade das transmissões e videoconferências, bem como a segurança institucional. Além das Comarcas, também foram atendidas as unidades do PIDJus, o Palácio da Justiça e o Centro Cultural do Juruá.

 

O Parque Computacional do TJAC foi ampliado com a aquisição de 2.473 equipamentos, isto é, em computadores, monitores, workstation, notebooks, câmeras, scanners e nobreaks. Esse material está distribuído em todas as comarcas e unidades do TJAC. O total do investimento é de R$ 7.860.330,13, entre recurso próprio, mais convênio firmado com o Ministério da Justiça e emendas parlamentares do Leo de Brito, Jéssica Sales, Flaviano Melo (in memorian) e dos senadores Sérgio Petecão e Alan Rick.

Na Cidade da Justiça, também foi implantado o segundo ambiente computacional – Data Center Isaac Timóteo de Oliveira Júnior – para a segurança do armazenamento de dados e mais agilidade nas operações. O projeto de aquisição se iniciou em 2016 e foi concluído em 2024 com o investimento de R$ 8,3 milhões. Ele é do modelo container outdoor, com todos os sistemas redundantes, climatização, elétrico, predição de incêndio, geradores, nobreaks e subestação.

Ele possui a volumetria de 800 terabytes de espaço, assim a capacidade de armazenamento de hardware de alto desempenho foi dobrada a partir da ativação, realizada em junho de 2024. O data center representa uma solução de cópia de dados com proteção contra ameaças e sequestro de dados, além de ser uma solução automatizada de proteção de dados.

Inovação e Inteligência Artificial

Não tem como falar de tecnologia na atualidade e não falar de inteligência artificial. No TJAC, foram implementadas ferramentas de inteligência artificial, como a Berna (Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural) e ADA, (Analisador de Documentos Automatizados), que estão em homologação, além da Jurisprudência  GPT, utilizada para facilitar o trabalho de magistradas, magistrados e assessores.

Destaca-se ainda o desenvolvimento de ferramentas de automação pela equipe técnica, a exemplo do robô para elaboração de minutas de bloqueio de valores e do robô de automação para aumentar a celeridade no sistema de precatórios.

Soma-se a esse cenário de avanços, o reforço do quadro técnico com a contratação de 14 novos servidores efetivos. Também a valorização do quadro funcional, com a oferta de capacitações e formações específicas para área de Tecnologia, em cursos reconhecidos nacionalmente.

iGovTIC

Em 2024, o TJAC alcançou pela primeira vez o nível de excelência no iGovTIC do Conselho Nacional de Justiça. A avaliação julga o nível de maturidade perante áreas críticas, como planejamento estratégico, gestão de riscos, infraestrutura e inovação. Veja aqui

Em 2022, a o resultado da classificação foi “Satisfatório”.  Em 2023, evoluiu para o nível “Aprimorado”. Por fim, em 2024, o TJAC atingiu o nível “Excelência”. De acordo com o relatório da Ditec, o resultado indica o foco intenso na capacitação da equipe de suporte e na qualidade do atendimento, capacitação e desenvolvimento de recursos humanos, implementação e eficiência dos sistemas, estruturação e implementação de políticas, eficiência dos sistemas, aumento dos esforços em transformação digital, a partir da modernização de processos e adoção de tecnologias inovadoras, por fim, a melhoria contínua em adequações, infraestrutura e serviços de nuvem – todos esses itens avaliados e que tiveram a pontuação superada.

Portanto, a trajetória do TJAC em maturidade de TI ilustra seu comprometimento com a excelência, evidenciado pela ascensão em todas as dimensões avaliadas.

eproc

A implantação do sistema eProc foi iniciada, um marco para a tramitação digital de processos com mais celeridade, integração e transparência. A primeira unidade a adotar a ferramenta foi o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que começou a operar com o novo sistema em 27 de janeiro.

Desde que a Administração do TJAC decidiu adotar o eProc, o conhecimento sobre o sistema foi adquirido de forma gradual. Membros do Tribunal visitaram outros tribunais para acompanhar de perto os processos de implantação e adesão ao novo sistema. Quando o Pleno Administrativo aprovou a substituição do SAJ pelo eProc, um plano de ação foi elaborado para garantir que toda a implementação ocorresse de maneira transparente e eficiente, não apenas para o público interno, mas também para todo o Sistema de Justiça, que também será impactado pelo uso da ferramenta.

Treinamentos estão sendo ministrados pelo Núcleo de Suporte e Análise de Negócio (Nusan) e pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). Para acessar o Portal do eproc, basta clicar no link seguro: https://portal-eproc.tjac.jus.br/.

Texto: Miriane Teles/ Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.