TJAC promove campanha de conscientização para proteção de mulheres e crianças

Campanha objetiva mobilizar a sociedade para a importância de se proteger meninas e meninos de violações e abusos, reafirmando que é possível celebrar com alegria, sem abrir mão do respeito e da segurança

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) se une à campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) neste Carnaval e leva às ruas, pelo segundo ano consecutivo, o “Bloco do Respeito”, com o slogan “A proteção é o enredo da nossa folia”. A iniciativa visa reforçar a segurança e garantir a proteção dos direitos de todos os foliões, com atenção especial à crianças e adolescentes e as mulheres durante as celebrações carnavalescas.

O Bloco do Respeito é uma campanha que objetiva mobilizar a sociedade para a importância de se proteger meninas e meninos de violações e abusos, reafirmando que, durante o Carnaval, é possível celebrar com alegria, sem abrir mão do respeito e da segurança.

A ação é uma iniciativa da Diretoria de Informação Institucional (Diins) com apoio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência (Comsiv) e da Secretaria de Projetos Sociais (Sepso) realizaram um vídeo em parceria com o Bloco Unidos do Fuxico cuja mensagem principal é alertar sobre os cuidados com os pequenos, o combate a violência de gênero e os cuidados com a saúde. Veja o vídeo clicando aqui. Cards educativos também serão postados durante o período de folia.

De acordo com a juíza de Direito Louise Kristina, titular da 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, é importante conscientizar a população em especial as mulheres e crianças para que o espaço dela seja preservado.

“Precisamos que a população se conscientize que desde 2018, a importunação sexual é considerada crime. É um crime com pena de 1 a 5 anos. A mulher não é obrigada a aceitar um abraço não consentido, um beijo forçado ou uma exposição indevida da intimidade. O objetivo da campanha é respeito. Então é muito importante conscientizar, informar o que é o crime de importunação sexual, demonstrar para a população que isso é considerado infração e que a vítima pode pedir o apoio das entidades competentes ou no disque 180”, ressalta.

A servidora Isnailda Gondim, da Secretaria de Programas Sociais, participante da ação, enfatizou que o Carnaval é tempo de alegria, mas também de atenção redobrada, com as crianças que ficam mais vulneráveis.

“Proteger é um dever de todos. Os pais, responsáveis e a sociedade devem garantir um ambiente mais seguro para que elas possam brincar sem riscos. É importante que, se alguém presenciar qualquer violação de direitos, denunciar pelo disque 100”, ressaltou.

 

Bruna Feitosa - estagiária | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.