Programas de rádio divulgam notícias sobre decisões judiciais, direitos do cidadão, serviços disponíveis e ações do TJAC aproximando a Justiça da sociedade
O Boletim TJ Acre, programa de rádio desenvolvido pela equipe da Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Diretoria de Informação Institucional, continua sendo transmitido diariamente pela rádio Aldeia 96.9 FM na capital e em vários municípios acreanos. O programa, onde são divulgadas notícias sobre decisões judiciais, direitos do cidadão, serviços disponíveis e ações do TJAC, vai ao ar às 12h30.
Além do Boletim TJ Acre, o programa Audiência Pública, transmitido em AM pela Difusora Acreana, e apresentado pelo juiz de Direito Cloves Ferreira e pelo advogado Marco Aurélio Guilherme, com colaboração da equipe da comunicação do TJAC, reforça a garantia para a população ficar bem informada sobre seus direitos e os serviços do Judiciário. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras, às 15h.


A diretora de Comunicação do TJAC, Andréa Zílio, diz que o acesso à informação é um direito fundamental e que a abrangência da transmissão é essencial para garantir que a população tenha conhecimento sobre temas como acesso à Justiça, combate à violência e direitos fundamentais.
“Isso tem nos permitindo levar não apenas informações, mas também serviços ao cidadão, por meio das ondas de rádio da Aldeia e Difusora, que são dois instrumentos importantes de comunicação pública no estado, e parceiras nesse desafio”, enfatizou.
O juiz de Direito Cloves Ferreira, que faz a apresentação do programa, enfatiza que, com essa iniciativa, as informações jurídicas chegam não apenas aos centros urbanos, mas também a regiões mais distantes, onde muitas vezes o rádio é o principal meio de comunicação.
“Levar informações do Judiciário pelo rádio é uma forma de aproximar a Justiça da sociedade. Muitas pessoas moram praticamente isoladas, nos seringais, onde não podem vir à cidade buscar certas informações ou serviços e ficam sabendo de seus direitos pelo programa, e quando vêm à cidade já tem ideia onde procurar. É gratificante. É uma forma de promover um serviço mais acessível e eficiente”, enfatizou o juiz.
Entrevista
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Nonato Maia, foi o entrevistado do Audiência Pública na segunda-feira, 24. Magistrado desde 1996, ele possui uma vasta experiência no Judiciário e atualmente desempenha um papel fundamental na fiscalização e aprimoramento dos serviços judiciais no Acre.
Durante a entrevista, ele abordou temas essenciais, como os direitos do cidadão, o funcionamento dos serviços do Poder Judiciário, além de explicar de que forma a população pode registrar reclamações, contribuir com sugestões e acompanhar as ações da Justiça acreana.