Conselho de presidentes dos Tribunais de Justiça abre encontro com foco na cooperação e modernização do Judiciário
A cerimônia de abertura do XV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) ocorreu na noite de quarta-feira, 26, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. O evento reúne magistrados de todo o país para debater temas estratégicos voltados à Justiça estadual, tendo como eixo central o diálogo e a busca de soluções conjuntas para os desafios do Judiciário.



O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira, participa do evento pela primeira vez como chefe do Poder Judiciário do Acre. Ele destacou a relevância do encontro para o aprimoramento da governança e da autonomia dos tribunais estaduais.

“O Consepre tem sido um espaço fundamental para o fortalecimento da Justiça estadual, permitindo que os tribunais troquem experiências, compartilhem boas práticas e atuem de forma coordenada na construção de um Judiciário mais eficiente e acessível”, afirmou.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do Consepre e do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, e contou com a presença dos demais presidentes dos tribunais de justiça brasileiros e tribunais de justiça militares, além do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, e do vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão.
A cerimônia também foi marcada por homenagens a ex-presidentes de Tribunais de Justiça, entre eles a vice-presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, reconhecida por sua contribuição ao Judiciário brasileiro. “Recebo essa homenagem com gratidão e com o sentimento de que todo o trabalho realizado foi em prol do fortalecimento da Justiça e da melhoria do atendimento ao cidadão”, declarou a desembargadora.


Na manhã desta quinta-feira, 27, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, coordenou uma reunião com todos os presidentes de tribunais.
Em seguida, foi aberta a programação de palestras, reuniões e painéis, com a apresentação sobre o papel dos tribunais na formulação dos planos estaduais e a importância do Pena Justa.
O encontro segue até sábado, 29, com discussões voltadas à modernização do Judiciário, autonomia dos tribunais e melhorias na prestação jurisdicional em todo o país.


