Encontro de comunicação dos Tribunais de Justiça estaduais alinha estratégias e fortalece integração

Profissionais dos tribunais dialogam sobre o fortalecimento da rede de comunicadores, troca de experiências, ações e práticas unificadas, e elaboram propostas para apresentar ao Consepre

A comunicação no Poder Judiciário enfrenta desafios constantes, exigindo adaptação às novas tecnologias, estratégias eficazes de disseminação de informações, combate permanente à desinformação e às fake news, além de uma abordagem estratégica para garantir cada vez mais transparência e aproximação com a sociedade.

Com o propósito de fortalecer a rede de comunicadores para a troca de experiências, ações unificadas e estratégicas e padronização de diretrizes, gestores dos setores de comunicação dos Tribunais de Justiça estaduais do país reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 26, na Sala Thereza Tang, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), para um encontro.

A reunião foi conduzida pelo coordenador de Comunicação Interinstitucional do TJSC, Francis Silvy Rodrigues, e pela jornalista Débora Diniz, assessora de imprensa do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre).

Além do compartilhamento de estratégias e desafios enfrentados pelos tribunais, os participantes elaboraram uma carta de recomendações com diretrizes voltadas ao aprimoramento da comunicação institucional. Entre os pontos sugeridos, destacam-se a definição de níveis de resposta para a imprensa, um diagnóstico do cenário comunicacional dos tribunais e a implementação de um curso especializado em redes sociais.

O evento destacou a importância da cooperação entre os tribunais e reforçou a necessidade de um trabalho articulado na comunicação pública do Judiciário. “Trocar ideias, compartilhar experiências e tratar a comunicação de forma integrada são ações fundamentais para garantir um fluxo de informação adequado”, afirmou Débora Diniz.

Comitê de Comunicação 

Uma das decisões estratégicas do encontro foi estruturar a proposta de criação do Comitê de Comunicação da Justiça Estadual, cuja missão é fortalecer a comunicação institucional dos Tribunais de Justiça. A proposta será apresentada na programação do Consepre na sexta-feira, 28.

O objetivo é aprimorar o diálogo entre os tribunais e padronizar diretrizes para uma comunicação mais efetiva e alinhada às demandas da sociedade.

A diretora de Informação Institucional do Tribunal de Justiça do Acre, Andréa Zílio, destacou a relevância do encontro para o aprimoramento da comunicação no Judiciário. “A comunicação desempenha um papel essencial na construção da imagem do Poder Judiciário e na aproximação com a sociedade. Esse encontro reforça a importância de atuarmos de forma integrada para garantir um diálogo transparente e eficiente com o cidadão”, afirmou.

Experiência 

Outro ponto compartilhado no encontro foi a experiência da Agência de Publicidade do TJSC, que, desde 2022, tem sido referência na criação e execução de campanhas institucionais estratégicas. A iniciativa visa ampliar o alcance das informações do tribunal e fortalecer sua imagem perante a sociedade.

O TJAC compartilhou a experiência do trabalho que realiza em parceria com os veículos de comunicação do Acre, com a divulgação de campanhas publicitárias estratégicas de combate à violência contra a mulher, abuso infantil e outros. 

Próximos Passos

O evento contou com a participação de representantes de diversos tribunais estaduais, incluindo os Tribunais de Justiça do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal e Territórios, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Tocantins e os tribunais militares de Minas Gerais e São Paulo.

A iniciativa ocorre no contexto do XV Encontro do Consepre, que segue até o dia 29 de março de 2025 no TJSC, reunindo os 27 presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais para debater desafios e transformações do Judiciário brasileiro.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.