Evento reúne tribunais para debater boas práticas e inovações na administração financeira
Representantes dos 21 tribunais de Justiça do país participaram do I Encontro de Gestores de Finanças, sediado pelo Judiciário catarinense. O evento teve como objetivo fortalecer a gestão financeira dos tribunais por meio da troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e desenvolvimento de soluções inovadoras para garantir eficiência e sustentabilidade na administração dos recursos públicos.
A programação incluiu workshops e mesas-redondas sobre temas como fortalecimento das fontes de receita e racionalização de custos. Durante a abertura, realizada na quinta-feira, 27, foi proposta a criação do Comitê de Apoio Técnico Financeiro e Orçamentário, um órgão consultivo que será submetido ao Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre).

O secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí, Roosevelt Figueiredo, apresentou o Sistema de Orçamento e Finanças por Inteligência Artificial (Sofia), desenvolvido para integrar sistemas e fornecer informações acessíveis para apoiar decisões estratégicas. “Nosso objetivo, ao final, será subsidiar nossos dirigentes na adoção de ações estratégicas”, destacou.
O evento se encerra nesta sexta-feira (28), com a discussão sobre a criação do Sistema de Depósitos Judiciais em âmbito nacional. Ao final, será divulgada a Carta de Florianópolis, com as principais deliberações do encontro.
O Tribunal de Justiça do Acre esteve representado pelo diretor de Finanças, Jacikley Ribeiro, que destacou a relevância do evento. “Esses encontros são essenciais para a troca de experiências e a busca de soluções conjuntas, garantindo mais eficiência e sustentabilidade na gestão financeira dos tribunais”, afirmou.