Esjud recebe “Curso Excelência em Cerimonial Público e Gestão de Eventos

Objetivo é aperfeiçoar profissionais nas atividades de organização e condução de eventos institucionais.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) recebe nesta semana o “Curso de Excelência em Cerimonial Público e Gestão de Eventos”. Realizada no Auditório do Órgão de Ensino, a capacitação é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), cujo objetivo é aperfeiçoar os(as) profissionais nas atividades de organização e condução de eventos institucionais.

A abertura da atividade nessa segunda-feira (8) teve as presenças do desembargador Luís Camolez, diretor da Esjud, e do desembargador Júnior Alberto, presidente do TRE-AC e vice-diretor do Órgão de Ensino. Servidores(as) de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça Acreano e o Eleitoral, da própria Escola, da Defensoria Pública e da Polícia Militar participam da ação educacional, ministrada por Luana Guimarães, assessora de Cerimonial da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

“Esse curso reflete nosso compromisso com a formação continuada e a melhoria constante do trabalho interno e dos serviços prestados aos cidadãos. Um evento bem planejado e executado com qualidade diz muito sobre uma determinada Instituição, porque revela o seu retrato diante da sociedade. Além de dar visibilidade ao que estamos fazendo, demonstra zelo, atenção, responsabilidade e competência por parte da administração pública”, assinalou Luís Camolez.

O desembargador-diretor considerou ainda que as parcerias traduzem a visão de uma gestão colaborativa, que permite diminuir distâncias, fortalecer as ações e otimizar os trabalhos nas instituições.

Ao agradecer pela cessão do espaço e estrutura da Escola, o desembargador Júnior Alberto ressaltou por que a agenda se torna ainda mais representativa em 2025. “Neste ano, o TRE-AC comemora 50 anos e estamos realizando muitos eventos. Por isso, estamos felizes em estarmos aqui para nos qualificarmos. Quando o cerimonial é feito com excelência, ele comunica respeito, transmite credibilidade e fortalece a imagem institucional. Investir nessa capacitação é investir no futuro da nossa Justiça Eleitoral, cada vez mais profissional, acolhedora e eficiente”, disse.

Foco é a profissionalização

Com uma carga horária de 40 horas-aula, a formação segue até a sexta-feira (11), com atividades teóricas e práticas. Nesta terça-feira (8), por exemplo, o evento terá continuidade com foco em uma maior profissionalização dos(as) cursistas.

A especialista na área Luana Guimarães tem enfatizado que é necessário aprimorar as práticas de organização e gestão de eventos, a fim de que se obtenha uma padronização nos eventos/solenidades que os órgãos de Justiça promovem no Estado.

Protocolo institucional, como ordem de precedência, normas e legislações relativas ao cerimonial público, composição de mesa de honra, uso de símbolos nacionais, etiquete, elaboração de convites oficiais, etapas de organização de eventos, etc. são alguns dos assuntos abordados.

“Aprender, crescer, inspirar e contribuir. Esses são os pilares que me movem e que trago para cada turma que encontro”, frisou a facilitadora, que tem ampla experiência em atividades de cerimonial, incluindo nos Tribunais Superiores de Brasília.

Ao término da capacitação, os(as) participantes farão uma oficina com simulação de um evento oficial com todas as fases.

Marcos Alexandre/ESJUD | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.