Objetivo é aperfeiçoar profissionais nas atividades de organização e condução de eventos institucionais.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) recebe nesta semana o “Curso de Excelência em Cerimonial Público e Gestão de Eventos”. Realizada no Auditório do Órgão de Ensino, a capacitação é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), cujo objetivo é aperfeiçoar os(as) profissionais nas atividades de organização e condução de eventos institucionais.
A abertura da atividade nessa segunda-feira (8) teve as presenças do desembargador Luís Camolez, diretor da Esjud, e do desembargador Júnior Alberto, presidente do TRE-AC e vice-diretor do Órgão de Ensino. Servidores(as) de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça Acreano e o Eleitoral, da própria Escola, da Defensoria Pública e da Polícia Militar participam da ação educacional, ministrada por Luana Guimarães, assessora de Cerimonial da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
“Esse curso reflete nosso compromisso com a formação continuada e a melhoria constante do trabalho interno e dos serviços prestados aos cidadãos. Um evento bem planejado e executado com qualidade diz muito sobre uma determinada Instituição, porque revela o seu retrato diante da sociedade. Além de dar visibilidade ao que estamos fazendo, demonstra zelo, atenção, responsabilidade e competência por parte da administração pública”, assinalou Luís Camolez.

O desembargador-diretor considerou ainda que as parcerias traduzem a visão de uma gestão colaborativa, que permite diminuir distâncias, fortalecer as ações e otimizar os trabalhos nas instituições.
Ao agradecer pela cessão do espaço e estrutura da Escola, o desembargador Júnior Alberto ressaltou por que a agenda se torna ainda mais representativa em 2025. “Neste ano, o TRE-AC comemora 50 anos e estamos realizando muitos eventos. Por isso, estamos felizes em estarmos aqui para nos qualificarmos. Quando o cerimonial é feito com excelência, ele comunica respeito, transmite credibilidade e fortalece a imagem institucional. Investir nessa capacitação é investir no futuro da nossa Justiça Eleitoral, cada vez mais profissional, acolhedora e eficiente”, disse.


Foco é a profissionalização
Com uma carga horária de 40 horas-aula, a formação segue até a sexta-feira (11), com atividades teóricas e práticas. Nesta terça-feira (8), por exemplo, o evento terá continuidade com foco em uma maior profissionalização dos(as) cursistas.
A especialista na área Luana Guimarães tem enfatizado que é necessário aprimorar as práticas de organização e gestão de eventos, a fim de que se obtenha uma padronização nos eventos/solenidades que os órgãos de Justiça promovem no Estado.

