Atividade foi realizada pelo Núcleo de Suporte e Análise de Negócio do TJAC, na Escola do Poder Judiciário (Esjud). O projeto piloto busca possíveis ajustes técnicos e nos módulos da nova ferramenta de gestão de processos digitais antes de implantação em todas unidades judiciais
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) promoveu, nesta quarta-feira, 02, um treinamento voltado para as servidoras da Vara de Órfãos de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco, unidade piloto no processo de implantação do Eproc no âmbito do Poder Judiciário Estadual.
A atividade foi promovida na Escola do Poder Judiciário (Esjud) e teve como facilitador o servidor Núcleo de Suporte e Análise de Negócio (Nusan) do TJAC, Ronaleudo Santos. Na oportunidade, as serventuárias conheceram as funcionalidades do eproc e lhes foram apresentadas as ferramentas que fazem parte do novo modelo de processo virtual, que oferecem soluções eficientes para a gestão de autos judiciais eletrônicos, inclusive, com a utilização de Inteligência Artificial (IA) e recursos de automação.
De acordo com a presidência do TJAC, o objetivo é que, uma vez terminada a implantação do eproc na unidade piloto, a nova ferramenta passe a ser utilizada nas Varas de Fazenda Pública e, em seguida, na Vara de Execução Fiscal, antes que seja disponibilizada a todas as unidades. A ideia é garantir que eventuais ajustes técnicos e melhorias nos módulos de automação da ferramenta já tenham sido realizados quando da implantação do novo sistema de gestão de processos digitais no restante das unidades do Poder Judiciário do Estado do Acre (PJAC).

Sobre o Eproc
A nova ferramenta, que foi desenvolvida originalmente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida ao TJAC, se presta a agilizar as movimentações processuais e modernizar a Justiça, promovendo maior eficiência, integração e transparência, tanto na Primeira, quanto na Segunda Instância do Poder Judiciário.
Embora o novo sistema ainda não tenha esteja disponível para todas as unidades, servidores (as) e magistrados (as) já podem acessar informações como o plano completo de implementação do sistema; composição e atribuição do comitê gestor; grupos estratégico e de trabalho operacional; suporte para advogados, cidadãos e usuários externos; plantão judiciário; além das últimas notícias sobre o processo de implantação da ferramenta na página do Eproc no Portal do TJAC na Internet.
Uma vez concluído o processo de implantação, o sítio eletrônico do Eproc passará a contar também com funcionalidades adicionais, como a disponibilização de lista pública de peritos; pessoas jurídicas aptas à citação eletrônica; cadastro, manuais e tutoriais para usuários externos; respostas a perguntas frequentes; além do acionamento dos links de direcionamento para o Eproc no Primeiro e no Segundo Grau de Jurisdição.
O site do Eproc pode ser acessado por meio do link seguro: https://portal-eproc.tjac.jus.br.