A coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Andréa Brito, destacou trajetórias inspiradoras e reforçou o compromisso com a equidade de gênero nos espaços de poder
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), participou do encontro “Liderança Feminina: Desafios e Conquistas nos Espaços Masculinos”, realizado nesta sábado, 7, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC).
Promovida pela Escola Superior da Advocacia do Acre (ESA/AC), a roda de conversa reuniu mulheres que ocupam posições de liderança em diferentes setores e se destacam pela atuação em ambientes ainda marcados pela desigualdade de gênero. A juíza de Direito e coordenadora da Comsiv, Andréa Brito, representou o Judiciário acreano.
Durante o encontro, a magistrada compartilhou sua experiência no Judiciário e o compromisso institucional do TJAC com o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Ela destacou a importância da representatividade feminina também nos espaços de decisão e liderança, como forma de promover transformações estruturais na sociedade.


“Estar em espaços como esse é fundamental para reafirmar que a presença feminina nos lugares de poder e influência não é apenas legítima, mas essencial para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com os direitos das mulheres”, afirmou a juíza.
A programação também contou com a participação da presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA), Patrícia Dossa, da delegada de Polícia Civil, Carla Fabíola, da capitã do Corpo de Bombeiros, Francisca Fragoso, e da vice-presidente da OAB/AC, Thaís Moura.
O evento proporcionou um ambiente rico em trocas, fortalecimento de redes de apoio e inspiração mútua, reafirmando o papel das instituições, como o TJAC, na promoção de políticas que ampliem a presença feminina em posições de liderança.