Ação contará com palestra, exposição, oficina e roda de conversa no dia 24 de abril
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), promove, entre os dias 16 e 24 de abril, a campanha “Abril Azul – Justiça e Inclusão: Autismo e Direitos”. A ação tem como objetivo conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão e acessibilidade no serviço público.
Esta é a primeira grande ação interna voltada à visibilidade do autismo e da inclusão dentro da instituição, com o propósito de sensibilizar todos os servidores do Judiciário, especialmente aqueles que são autistas ou têm filhos autistas, fortalecendo o compromisso do TJAC com um ambiente mais acolhedor e acessível.
A psicóloga Josineia Costa, da Gevid, explica que a iniciativa surgiu da própria equipe da Gerência de Qualidade de Vida. Segundo ela, em média, 47 pessoas entre servidoras, servidores, filhas e filhos são autistas, o que reforça a importância da campanha.
“Tem muitos servidores que possuem diagnóstico de autismo, assim como seus filhos, o que, por vezes, impacta na redução da carga horária, já que são considerados pessoas com deficiência e, portanto, têm seus direitos assegurados. É necessário ter consciência sobre essas adaptações nas tarefas e promover a conscientização dos colegas sobre a convivência com pessoas neuro divergentes, que é diferente”, explica a psicóloga.
O evento, voltado para servidores e magistrados que sejam autistas ou que tenham filhos nesta condição, acontecerá no dia 24 de abril, a partir das 8h, na Escola do Poder Judiciário (Esjud). Haverá transmissão on-line, permitindo a participação de servidores das demais comarcas do Tribunal. A programação inclui palestras, oficinas, exposição e roda de conversa sobre os direitos das pessoas autistas e o atendimento inclusivo no âmbito do TJAC.
Josineia afirma que as expectativas em relação à campanha e ao evento são positivas, e acredita que este será o ponto de partida para um processo mais amplo de compreensão e inclusão dos servidores. “Esperamos que mais pessoas compreendam e desenvolvam uma convivência saudável com pessoas neuro divergentes. As expectativas são muito boas. Esperamos que toda a instituição participe, pois não é uma ação apenas para pessoas autistas, mas para todos nós”, finaliza a psicóloga.
Programação:
8h – Abertura Oficial – Transmissão online disponível;
Boas-vindas com um representante da Presidência do TJ;
Exibição de vídeo institucional sobre autismo e inclusão;
8h30 às 9h30 – Roda de Conversa: “Autismo e Direitos da Pessoa com Deficiência no Serviço Público” – Transmissão online disponível;
Ministrada por especialista em neurodiversidade e acessibilidade;
Temas: Lei do Autista (Lei 12.764/2012), direitos no trabalho e atendimento humanizado;
9h30 às 10h30 – Painel: “Vivências e Desafios: O Autismo no TJ/AC” – Transmissão online disponível;
Participação de servidores autistas e servidores com filhos autistas;
Compartilhamento de experiências no ambiente de trabalho e familiar;
Mediação da psicóloga;
10h30 às 11h30 – Oficina: “Atendimento Inclusivo no Tribunal”;
Técnicas para acolher melhor a pessoa com deficiência;
Simulação de atendimento inclusivo com mediação de um especialista;
11h30 às 12h – Exposição “O Mundo Pelo Olhar Autista”;
Exibição de desenhos, fotografias e textos feitos por servidores autistas e filhos de servidores autistas;