Seguindo determinação da atual Administração, foi iniciada a distribuição dos equipamentos que permitirão a implantação do Juízo 100% Digital em todas as comarcas do Estado do Acre
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) renovará o parque computacional de todas as unidades judiciárias da capital e do interior. A medida se tornou possível através de parcerias firmadas entre a atual Administração do TJAC com o Ministério da Justiça, Governo do Estado do Acre, além de emendas parlamentares e recursos próprios. A previsão é que as novas máquinas sejam entregues ainda no primeiro semestre.
“Maioria dos equipamentos será levada para as unidades judiciárias do interior do Estado. Em visita às comarcas, ano passado, ouvimos as magistradas e magistrados, e somos cientes das dificuldades que muitos enfrentam. Com isso, corremos em firmar parcerias para poder atender a todos, pois quem ganha com essa inciativa são as cidadãs e cidadãos. Isso é muito gratificante para nós”, disse a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro.
Segundo ela, a prioridade é atender ao primeiro grau da jurisdição. “Todos os equipamentos serão distribuídos de forma igualitária e proporcional. Importante destacar que os SSD serão usados em computadores compatíveis e os que não são compatíveis, serão substituídos”, destacou.
De acordo com a desembargadora-presidente, que tem ao seu lado na Administração, o desembargador Roberto Barros na Vice-Presidência, e o desembargador Elcio Mendes na Corregedoria Geral, essa é uma importante ação que se concretiza como resultado de um intenso trabalho realizado pela gestão deste biênio 2021-2023.
A aquisição dos equipamentos faz parte do projeto Juízo 100% Digital e dos projetos de humanização e modernização do Poder Judiciário.
Câmeras
Foram adquiridas com recursos próprios, 83 câmeras, mais 117 com recursos do Estado e 91 com recursos do Departamento Penitenciário (DEPEN), totalizando 291 webcans.
Foram distribuídas as da Administração, comarcas do interior (exceto Feijó e Tarauacá que receberão na entrega da reforma dos prédios). Previsão é que ocorra até o final de mês de março conforme cronograma. Serão concluídas ainda as entregas no Fórum Barão do Rio Branco e Cidade da Justiça.
Todos os Balcões Virtuais já estão instalados e acessíveis em todas as unidades judiciárias. As demais câmeras serão para sala de conciliação e AIJ.
Discos SSD
Foram adquiridos 500 discos SSD, para instalação nas máquinas HP Compac Elite e Positivo Master D-540. Esses dois modelos de máquinas permitem o upgrade, aumentando a performance do equipamento e ampliando o tempo de uso. A substituição foi iniciada na Capital, onde estão a maior quantidade de HP em uso, modelos estes não existente nas comarcas do interior. Após a conclusão dos HP, serão instalados nos Positivo Master, em uso no interior e capital, embora em menor número.
Computadores
Com recursos próprios do TJAC foram adquiridos 4 computadores; do Estado, 743, mais 227 com recurso do DEPEN, e 133 de emendas parlamentares. Com o total de 1.107 computadores.
O tempo para recebimento se dá em virtude da ausência no mercado de diversos insumos necessários para a fabricação das máquinas, em decorrência da pandemia.
“Estes novos computadores, por determinação da Presidência, serão priorizados todo o Primeiro Grau, principalmente as comarcas do interior, e ao final, será atendido o Segundo Grau”, esclarece o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), Afonso Evangelista.
De acordo com ele, com os recursos apontados o TJAC está adquirindo licenças de softwares de comunicação para realização de audiências e videoconferências, storage, switch, computadores servidores (para substituir todos os instalados nas comarcas), e diversos outros equipamentos que irão ampliar a velocidade de transferência de dados, expansão de armazenando, notebooks e scanner de mesa.
“A entrega dos equipamentos se dará após a entrega pelos fornecedores e obedecerá cronograma de atendimento, contemplando todas as unidades judiciárias. A pretensão da Administração do TJAC é de modernizar todo o parque de equipamentos de informática Poder Judiciário Acreano”, concluiu.