Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) está realocando setores e promovendo reformas nos espaços internos para proporcionar a Diretoria de Informação e Tecnologia da Comunicação ambiente mais adequado para o desenvolvimento das suas funções
Investimento em tecnologia e a realização de gestão eficiente dos recursos existentes são dois compromissos cotidianos da administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Afinal, garantir soluções tecnológicas aliadas ao bom gerenciamento dos recursos é colocar o serviço público em sintonia com as tendências globais de otimização de gastos e modernização. Nesse sentido, o Judiciário do Acre está trabalhando para melhorar a infraestrutura da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), aproveitando espaços já existentes.
A diretoria responsável por cuidar de toda a Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) da Justiça acreana vai migrar para outro prédio, do Arquivo Geral. O ambiente está sendo esvaziado e passará por adequações e obras para receber o setor. Assim, está ocorrendo uma operação envolvendo em um esforço conjunto várias diretorias da Administração do TJAC, para que o Arquivo Geral seja levado para junto do Almoxarifado e a Ditec ocupe o novo espaço.
Além disso, para viabilizar as reformas foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com o Estado. Esse termo ainda contempla as obras nos fóruns de outras comarcas do interior do estado, como foi o caso das comarcas de Tarauacá e Feijó, entregues no final de Abril.
Todo esse investimento e articulação seguem o Plano de Ação dessa gestão, elaborado considerando todas as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa mudança da Ditec representa melhoria de infraestrutura e integra o conjunto de medidas adotadas pela Administração do TJAC para avançar na gestão da tecnologia da informação.
“O funcionamento dos serviços jurisdicionais cada dia mais passa pelo emprego das ferramentas tecnológicas, é o Juízo 100% Digital, Justiça 4.0, trâmite eletrônico dos processos. Por isso, é necessária elaborar formas de aperfeiçoar os serviços prestados, para que nosso Tribunal de Justiça do Acre permaneça galgando boas posições no cenário nacional e, principalmente, garantindo às cidadãs e os cidadãos o atendimento célere”, explicou a desembargadora-presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro.
Justiça e tecnologia
Para a mudança ocorrer, as equipes de engenharia do Poder Judiciário com apoio dos profissionais do Executivo elaboraram os projetos, observando as orientações do CNJ em relação aos espaços onde operam das áreas de gerenciamento das TICs dos tribunais.
A presidente do Judiciário também lembrou outras ações feitas para o desenvolvimento da área. A aquisição de novas máquinas, atualização dos computadores com instalação de unidades de armazenamento mais rápidas, o SSD (sigla das palavras em inglês Solid State Drive), são exemplos de realizações que vão atender as necessidades das unidades do Judiciário em relação a Tecnologia da Informação.
Gerenciamento de bens e acervo
Essa operação que resultará em um ambiente mais adequado para a Ditec, requereu a realização de etapas de execução paralelas. Após o planejamento inicial, forças tarefas aturam na gestão dos arquivos e dos bens inservíveis no almoxarifado.
Na etapa de gestão do Almoxarifado foi feito o desfazimento de bens inservíveis que ficavam guardados. Nesse processo foi preciso catalogar os itens que seriam destinados para leilões e/ou doações e os inservíveis. Assim, o Almoxarifado passou a ficar apenas com os bens que estão em estoque para serem entregues ou usados, como materiais de escritório.
Nesse momento, os documentos e pastas do Arquivo Geral estão sendo mudados para o mesmo local onde funciona o Almoxarifado. A partir daí serão iniciadas obras, depois será feita a mudança da Ditec para seu novo prédio. Então, parte da local antigo da Ditec será aproveitado pela Escola do Poder Judiciário (Esjud).