Com obras de reforma e readequação sai de cena a antiga residência de magistrados e passam a funcionar no local a Central de Mandados, a Diretoria do Foro, entre outros setores
Com as recentes obras de reforma e readequação promovidas pela Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a Comarca de Feijó ganhou um importante espaço destinado a reunir diversos setores em um único local: o novo prédio anexo do Fórum Juiz Quirino Lucas de Morais.
Antes utilizado como residência dos magistrados da Comarca, o espaço do anexo agora reúne a Central de Mandados (Ceman), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Cartório Distribuidor, a Diretoria do Foro, o Setor de Expedição, bem como a sala dos oficiais de Justiça.
Na prática, a modificação realizada no espaço permitiu a total transformação do ambiente, que apresentava condições precárias – e, por isso, encontrava-se subutilizado – em uma nova estrutura voltada a agilizar movimentações processuais e o cumprimento de decisões judiciais, entre outros.
A mudança e readequação de espaços permitiu o aperfeiçoamento e aprimoramento das instalações físicas, que foram adequadas, modernizadas, garantindo, assim, mais acessibilidade a servidores, servidoras, usuários e usuárias dos serviços da Justiça na Comarca de Feijó, cujo município sede está localizado no Vale do Juruá, a 364 Km da capital acreana, Rio Branco.
A Diretora do Foro da Comarca de Feijó, a juíza de Direito Ana Paula Saboya, assinala que a mudança dá fim a um antigo problema enfrentado por servidoras e servidores – o desenvolvimento dos trabalhos em condições inadequadas de trabalho.
“É um resgate da dignidade dos nossos servidores. Os setores que irão funcionar no anexo são setores que desempenham funções importantes para o desenrolar dos processos. Sem a participação do oficial de Justiça, por exemplo, não tem como a gente se comunicar com os réus, com as vítimas e, assim, realizar as audiências e outros atos. Então, é muito importante essa mudança, traz dignidade para as equipes que desempenham esses trabalhos, seja na área cível, seja na área criminal”, comentou.
A magistrada, que é titular da Vara Criminal da Comarca, também fez questão de ressaltar a atuação direta do diretor Michel Feitoza no processo de reforma e readequação dos espaços, para que as obras ocorressem a contento, sem intercorrências que pudessem prejudicar o prazo de entrega.
Atualmente lotado na Diretoria do Foro, Clay Clemente é servidor do Poder Judiciário do Estado do Acre há 17 anos. O serventuário destaca que a mudança trará mais qualidade e eficiência aos serviços prestados pelos setores.
“Nós estamos realizando a mudança e, pelo que vimos até agora, ficou muito bom o prédio. A gente percebe que há bastante qualidade no trabalho que foi realizado nesse novo espaço e isso, certamente, vai se refletir em um trabalho mais qualificado em prol da nossa população”, disse o serventuário.
Jhonatan Lima é policial judicial há oito anos, também lotado na Comarca de Feijó. Ele lembra que a antiga estrutura já estava bastante comprometida, dificultando tanto a atuação dos agentes de segurança quanto dos demais servidores públicos, quadro que ficava ainda mais complicado nos dias de chuva.
“Melhorou demais, ajudou bastante a forma com que vamos agora atender o nosso jurisdicionado. Antes nós não tínhamos qualidade no prédio, a estrutura era defasada, a pintura toda estourada, quando chovia alagava. E hoje nós não temos mais esse medo, né? Então, a gente está, assim, lisonjeado com o que o Tribunal de Justiça fez pra entregar esse novo anexo, que é, na verdade, um novo prédio”, ressaltou.
Vale lembrar que, no último mês de julho, a Administração do TJAC realizou a entrega de novos computadores aos servidores e servidoras das Comarcas de Feijó e Tarauacá. Os equipamentos foram entregues pela presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, que, na ocasião, foi acompanhada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes.
O espaço anexo do Fórum Juiz Quirino Lucas de Morais aguarda agora somente a instalação dos aparelhos de climatização para entrar em funcionamento.