O Poder Judiciário acreano colabora com as escolas na formação de cidadãos que conheçam seus direitos
O projeto “Eca na Comunidade: Direitos e Deveres” foi realizado no Instituto São José e na Escola Estadual Rural Santo Antônio II nesta segunda quinzena de agosto. A ação mobilizou 330 alunos na primeira escola e mais 93 na segunda.
A pedagoga da Vara da Infância e Juventude, Alessandra Pinheiro, explicou que a palestra foi realizada para várias turmas, deste modo foi apresentado aos alunos sobre os tipos de violência e como denunciar. “Foi muito bom, os alunos participaram ativamente”, enfatizou a servidora.
O conhecimento dos direitos é o caminho para que esses sejam respeitados. Assim como saber sobre os deveres possibilita que não haja o risco de não os cumprir. A difusão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um trabalho educativo voltado para a prevenção e exercício da cidadania.
No Instituto São José, a ação foi solicitada pela própria equipe gestora da escola. Então, cinco turmas da manhã e cinco turmas da tarde foram envolvidas com a atividade. Já na unidade escolar situado no bairro Belo Jardim III, foram três turmas pela manhã e duas à tarde.
O projeto “Eca na Comunidade: Direitos e Deveres” é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude.