Além de Simone Jaques Azambuja, também foram reconduzidas às suas respectivas funções a subdefensora-geral Roberta Caminha e a corregedora-geral da DPE/AC Fenísia Araújo
A cerimônia de recondução de Simone Jaques de Azambuja ao cargo de defensora pública geral do Estado do Acre reuniu nesta quarta-feira, 25, no auditório do SEBRAE/AC, diferentes gerações de operadores do direito, profissionais essenciais à Justiça, parlamentares e outras diversas autoridades civis e militares numa noite especial de congraçamento e júbilo.
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, se fez presente para homenagear e parabenizar a defensora pública geral pelo excelente trabalho já desenvolvido à frente da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) e que agora, oficialmente, se estenderá por mais um biênio.
Também prestigiaram o ato de recondução a vice-governadora Mailza Gomes; o procurador-geral do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro; o presidente da OAB/AC, advogado Rodrigo Aiache; o deputado estadual Pedro Longo, que na ocasião representou a presidência da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC); o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; a diretora presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte; entre várias outras autoridades.
O evento foi marcado pela harmonia, respeito e admiração profissional mútua que, como o fio de uma trama tecida entre diferentes gerações de operadores do direito e profissionais essenciais à Justiça, marcou a fala de praticamente todas as autoridades que fizeram parte do dispositivo de honra.
“Seu jeito simples, mas focado, com certeza nos serve de guia e de exemplo a ser trilhado. O amor pelas causas que a senhora desenvolve e que engrandecem o ser humano, na sua missão institucional – e que certamente prosseguirá – em exercitar com a maestria que lhe é peculiar essa missão nobre que é facilitar o acesso à Justiça aos menos favorecidos, aos vulneráveis”, destacou a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro.
A presidente do TJAC também mencionou, em sua fala, os novos desafios que a Defensoria Pública do Acre deverá enfrentar no biênio 2023-2025, ressaltando a confiança na capacidade de Simone Jaques para enfrentá-los, ao lado da subdefensora-geral Roberta Caminha e da corregedora-geral Fenísia Araújo, que também foram reconduzidas às suas funções.
“Certamente nesse segundo mandato que Vossa Excelência inicia, agora um pouco mais experiente, virão novos e grandes desafios, que todos eles sirvam de degraus para novas e futuras conquistas a contribuírem para a entrega da Justiça aos cidadãos acreanos”, desejou a presidente do TJAC, externando sua extrema convicção quanto à capacidade de realização da Administração composta exclusivamente por mulheres.
Um dos destaques da cerimônia ficou por conta da belíssima versão do hino acreano interpretada pelo tenor Lidson Martins, que quebrou o andamento da canção, dando-lhe contornos e nuances imprevistas na música original de Fernando Mangabeira e Mozart Donizetti.
Outro momento especial da cerimônia de recondução de Simone Jaques ficou por conta da apresentação de audiovisual produzido pela DPE/AC mostrando uma face mais intimista da defensora-pública geral, por meio de depoimentos de amigos, colegas de profissão e da própria família. Todos assinalaram o comprometimento de Azambuja com a Defensoria Pública do Acre, com a missão de prestar o melhor atendimento possível à população acreana, com a família, além de seu profundo carinho pelos animais.