Evento ocorreu em Brasília entre os dias 16 e 17 de março, com objetivo de compartilhar boas práticas e incentivar adoção de iniciativas da área de gestão de informação dentro das bibliotecas dos órgãos judiciários
Entre os dias 16 e 17 de março, ocorreu o 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário do Poder Judiciário (Enbijud), em Brasília, e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participou do evento, que teve como objetivo compartilhar boas práticas, estimular iniciativas voltadas a área de gestão de informação dentro os órgãos judiciários.
A bibliotecária Elinei Carvalho Santana foi a servidora que representou o TJAC no Encontro, que foi organizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1), com apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus).
O evento teve a participação de magistrados, magistradas, bibliotecárias e bibliotecárias servidores dos tribunais do país e foi dividido em quatro eixos temáticos para debates: Gestão; Biblioteca Digital e Redes; Memória; e Agenda 2030 e Inovação.
Para a servidora da Justiça do Acre o encontro foi oportunidade de troca de experiências e de aprendizado. “Trabalhei por muito tempo na área de biblioteca universitária e estou há cinco anos aqui na Biblioteca do Tribunal de Justiça do Acre, trabalhando com Biblioteca Jurídica. As atividades dessas bibliotecas são muito diferentes. Participar de um encontro de bibliotecas do poder judiciário foi muito relevante para minha atual ocupação. Nesse encontro tivemos momentos de aprendizados acerca, principalmente, das novas tecnologias aplicadas à gestão de bibliotecas, trocas de práticas entre os colegas, visita técnica às Bibliotecas do STJ, Câmara dos Deputados e STF”.
A profissional avalia que apesar dos desafios a serem superados, o evento forneceu subsídios para traçar planos de avanço junto a Biblioteca do Judiciário acreano. “Esses dias representaram um incentivo, motivação para que possamos aplicar tais conhecimentos na nossa prática diária. Sei que os desafios são grandes, tenho muito que aprender, mas participar da rede de bibliotecas (BIBLIOMEMOJUS) que congrega profissionais das áreas de arquivos, bibliotecas e museus do Poder Judiciário nos orienta e nos atualiza a cerca de tudo que diz respeito às respectivas áreas”.
Biblioteca Dr. Alberto Zaire
O TJAC conta com a biblioteca Dr. Alberto Zaire, composta por livros e períodos, especialmente, da área do Direito. O material é acervo da própria história da instituição no Estado, com textos raros. A biblioteca abriga os primeiros números da Revista Forense, Revista do Superior Tribunal de Justiça e Revista dos Tribunais. Mas, também existem obras de outras áreas, tais como: literatura, história do Acre, legislação, história do Judiciário brasileiro e Diários Oficiais da Justiça.
Todo conteúdo pode ser acessado por integrantes do Judiciário e também pela comunidade em geral. Os interessados só precisam ir até o Palácio da Justiça de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e poderão fazer consulta local e ainda acessar a internet. O empréstimo domiciliar é restrito aos servidores e magistrados cadastrados na biblioteca.