O Nujur foi criado pela Portaria Conjunta n° 32/2023 para promover a celeridade e eficiência da prestação jurisdicional
No período entre 24 de fevereiro à 24 de março de 2023, o Núcleo de Apoio à Jurisdição (Nujur) produziu 1.139 minutas de decisões, despachos e sentenças. O balanço refere-se ao trabalho de cinco servidoras e servidores com pautas provenientes da 1ª Vara Cível de Brasiléia e 1ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco.
O juiz Alex Oivane assinalou que a produtividade do Nujur, atualizou e reduziu a quantidade de processos que estavam na fila conclusos para despacho, bem como deu celeridade aos julgamentos com a prolatação de sentenças e decisões. Com efeito, a servidora Alynne do Nascimento afirmou que isso foi possível porque a equipe de analistas judiciários é coesa e comprometida.
Conforme o balanço estatístico, a equipe focou a primeira semana somente na 1ª Vara de Proteção da Mulher, então foram elaboradas 642 minutas do período de 24 de fevereiro a 7 de março. A partir do dia 8 até o dia 20, o trabalho voltou-se para a Vara Cível de Brasileira, quando foram produzidas 299 minutas. Por fim, do dia 21 a 24 de março foram mais 198 minutas, novamente para a 1ª Vara de Proteção à Mulher.
Portanto, o trabalho desenvolvido pelo Nujur tem atendido às expectativas atinentes a suas atribuições, entregando uma resposta efetiva à sociedade.