O glaucoma atinge o nervo óptico resultando na perda de células da retina
A sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) está iluminada na cor verde em alusão a campanha “24 Horas pelo Glaucoma”. O incentivo ao diagnóstico precoce da doença é promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), assim a mobilização faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio, instituído pela Lei n° 10.456/2002.
Segundo as informações do CBO, no ano de 2022 havia 1,5 milhão de pessoas com glaucoma no Brasil, mas quase metade desses pacientes desconheciam a condição, por se tratar de uma doença que possui a evolução sem dor ou incômodo em sua fase inicial.
O glaucoma é considerado a maior causa de cegueira irreversível. Ele não tem cura, mas pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quando mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda de visão, por isso é importante ir ao médico regularmente.
Atenção, são fatores de risco: ter parentes portadores de glaucoma; ser paciente com alto grau de miopia; diabéticos. Assim, pessoas nessas condições devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.