A pauta tem a importância fundamental de possibilitar a construção de um ambiente de trabalho plural e saudável
O juiz Danniel Bomfim participou do I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário. O representante do tribunal acreano estava presente no evento, que foi realizado nesta quarta-feira, 28, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília.
O titular da 1ª Vara Criminal de Rio Branco também é presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no 1º Grau. O dispositivo existe desde 2021 no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com o intuito de coibir e disponibilizar canais para denuncia de práticas irregulares no ambiente de trabalho.
A atividade foi promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de fomentar a troca de experiências entre os tribunais e conselhos sobre a prevenção e enfrentamento do assédio moral, sexual e discriminação. Portanto, a programação ofereceu oficinas de trabalho para instrumentalizar comissões e subcomitês no seu âmbito de atuação.
A agenda contou ainda com as palestras: “Comunicação Não Violenta” e “Boa Prática: Respeito em Jogo”. Entretanto, destaca-se o alcance de assuntos como o fluxo de trabalho da comissão, aprimoramento de resoluções, práticas restaurativas aplicadas a casos de assédio, protocolo de acolhimento e capacitação.