Conflitos simples podem ser solucionados com acordos, onde são negociados os parcelamentos, descontos, prazos, recuperação de crédito e outros termos, de forma consensual
Na última sexta-feira, 30, foi realizada reunião por videoconferência entre o 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco e a Energisa. A pauta foi o andamento dos processos no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e seus resultados.
No último mutirão de conciliação, havia 66 processos pautados e a taxa de acordo foi aproximadamente de 15%. Esse resultado foi possível devido à soma do esforço do Cejusc para o aumento da quantidade de acordos, com o apoio da Energisa, no esforço de resolver às demandas de forma consensual.
Durante a agenda interinstitucional também tratou-se sobre a renovação do convênio do “Expressinho”, atendimento existente no prédio do Fórum dos Juizados Especiais Cíveis da Cidade da Justiça de Rio Branco, e a possibilidade de ofertar aos juízes leigos uma oficina sobre a parte técnica do trabalho da concessionária de energia elétrica, para ampliar a compreensão sobre o atendimento e solucionar dúvidas.