Sessão Solene de Outorga da Ordem do Mérito do Judiciário presta homenagem em celebração pelos 120 anos da Justiça no Acre e 60 anos de instalação do TJAC no aniversário de Cruzeiro do Sul
Todo revitalizado e agora com sua exposição reformulada, o prédio público mais antigo do Acre, que abrigou a Prefeitura Departamental, o Tribunal de Apelação do Alto Juruá e o primeiro Fórum da Comarca Cruzeiro do Sul, abriu suas portas para uma manhã marcante de celebração da história, nesta quinta-feira, 28.
O Centro Cultural do Juruá, localizado em um ponto alto de uma área histórica da cidade de Cruzeiro do Sul, depois de 106 anos recebeu novamente uma sessão solene com a Corte da Justiça acreana. O resgate simbólico para o momento marcante escolhido pela atual Administração, foi em decorrência deste ser o ano que marca os 120 anos da Justiça no Acre, os 60 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e por ocasião do aniversário de Cruzeiro do Sul, que completa 119 anos na data de hoje.
Além das atividades do tradicional Projeto Cidadão, com atendimentos desenvolvidos na zona rural e urbana do município, a Sessão Solene da Ordem do Mérito do Judiciário foi realizada com o intuito de homenagear aqueles que se destacaram em seus esforços para promover a justiça, a equidade e a paz em nossa região.
A Ordem instituída destina-se a agraciar pessoas ou entidades nacionais ou estrangeiras, podendo ser concedida post mortem, pelos serviços ou méritos que tenham se tornado dignas do reconhecimento da Justiça Acreana, consta as seguintes outorgas: Grã-Cruz; Grande-Oficial e Oficial.
Participaram da Sessão Solene a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, as desembargadoras Eva Evangelista, Waldirene Cordeiro e Denise Bonfim, e os desembargadores Laudivon Nogueira e Elcio Mendes.
Compuseram também o dispositivo de honra o governador do Estado, Gladson Cameli, o procurador Geral da Justiça, Celso Gerônimo, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, e a presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Ocilene Alencar.
Magistradas, magistrados, autoridades, servidoras e servidores e a população em geral prestigiaram o evento, que teve a participação de músicos e professores do Conservatório de Música do Juruá, e a presença do desembargador aposentado Arquilau de Castro Melo, que em seguida proferiu a palestra “História Política e Administrativa do Juruá e de Seus Órgãos Jurisdicionais”.
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou que a Ordem do Mérito do Judiciário, outorgada aos homenageados, “é uma forma de reconhecer e homenagear não apenas suas realizações individuais, mas também o papel fundamental que cada um deles desempenha em nosso sistema de justiça. Compreendemos profundamente que cada ser humano que atua no sistema de justiçaSobre o WordPress é essencial para servir a sociedade, para garantir que todos tenham acesso a um julgamento justo, para proteger os mais vulneráveis e para assegurar que a paz e a equidade prevaleçam em nossa região”.
A presidente da Tribunal de Justiça do Acre também falou do valor histórico do espaço escolhido para a sessão solene. “Aqui, neste lugar, depois de 1917 volta este edifício a receber uma sessão solene do Tribunal de Justiça. Este prédio, que foi feito em 1912, é o mais antigo do estado do Acre. As utopias aqui se tornaram realidade e as sementes conversam com os sonhos. Bem aventurados os que semeiam paz, generosidade, compreensão, perdão, progresso e amor entre os irmãos. A Justiça é o fruto da bondade, que todos possam contribuir com esse propósito”.
Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância da parceira com o TJAC na criação de políticas e iniciativas que promovam a igualdade social e o desenvolvimento do povo acreano. “É com grande alegria que participo deste momento ímpar, em que fica evidenciada a união entre os poderes, as instituições e a sociedade acreana. O Poder Judiciário tem nos ajudado a levar a presença do Estado à vida das pessoas, ofertando a elas cidadania. Essa parceria tem melhorado a vida do nosso povo e colaborado na construção de um governo democrático”, disse Gladson Cameli.
Ele também aproveitou a ocasião e condecorou, com o grau Grã-Cruz da Ordem da Estrela do Acre, concedida pelo Executivo, a desembargadora Eva Evangelista de Souza, que exerceu por quatro vezes a função de governadora em exercício do Estado.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, agradeceu ao Tribunal de Justiça do Acre pelo momento que considerou marcante e histórico. “Ficamos honrados, porque vimos com a história contada aqui no vídeo apresentado, a gente relembra a história do Fórum em Cruzeiro do Sul, percebe o quanto a Justiça avançou e o quanto o Judiciário se aprimorou, tanto é, que já temos a Cidade da Justiça. Isso é fruto do reconhecimento do Poder Público e nós como cidadãos cruzeirenses, nós queremos prestar nossa homenagem pelo grandíssimo trabalho que vocês fazem, que é de fazer a Justiça no Acre”.
Homenagem e emoção
Com muito emoção e os olhos marejados, o desembargador aposentado Arquilau de Castro Melo recebeu a condecoração da Ordem do Mérito Acreano, no grau Grã-Cruz, por seu relevante desempenho e dedicação à frente do Judiciário acreano no biênio 2001/2003.
Por sua atuação na advocacia acreana, o advogado Heleno Farias França foi condecorado no grau Grande Oficial, bem como a professora Rosalva Sales de Oliveira, por sua atuação na Educação no Vale do Juruá.
O comunicador, radialista Nonato Costa, também foi homenageado no grau Grande Oficial, por seu trabalho na área de Comunicação. Emocionando, Nonato falou da importância de um Sistema de Justiça “para garantir a Justiça e a estabilidade em uma sociedade”, e da emoção do reconhecimento a um profissional de comunicação, que geralmente fica só nos bastidores.
Servidoras e servidores do Judiciário foram condecorados e homenageados em um gesto da Administração em reforçar o quão importantes são para o funcionamento do Poder Judiciário acreano e para a sociedade. No grau Grande Oficial, Antônio José Pereira de Lima foi apresentado como o servidor mais experiente em serviço, desde 1982, ou seja, com uma atuação de 41 anos no Judiciário, exercidos na Comarca de Cruzeiro do Sul.
Por seu conhecido e admirado trabalho na Comarca de Feijó, Maria Vandi de Oliveira Portela recebeu a honraria no grau Grande Oficial. Ela é a servidora mais experiente em serviço, desde março de 1987. O servidor Uelton Gonçalves Barcelos, também homenageado com a mesma honraria, foi reconhecido por seu relevante trabalho e dedicação na Comarca não instalada de Jordão.
A Sessão Solene de Outorga do Mérito do Judiciário, em Cruzeiro do Sul, foi um evento que não apenas celebrou a história e a cultura do Acre, mas também reforçou o compromisso contínuo com a Justiça e a equidade em uma região rica de diversidade e tradição. O Centro Cultural do Juruá, com sua exposição reformulada, promete ser um farol de conhecimento e inspiração para as gerações futuras, honrando o passado e construindo um futuro mais justo e harmonioso para todos.