As interessadas e interessados em participarem da 14ª edição pode se inscrever em uma das cinco categorias temáticas
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prorrogou as inscrições do XIV Prêmio Conciliar é Legal. As inscrições vão até o dia 13 de outubro e, nesta edição, as iniciativas bem-sucedidas e replicáveis sobre a utilização da conciliação e da mediação para a solução de conflitos, que aprimoram e dão maior eficiência do Poder Judiciário, podem ser inscritas em cinco categorias temáticas.
Os integrantes da magistratura acreana, as servidoras e servidores da Justiça, instrutoras e instrutores de mediação e conciliação, advogadas e advogados, professoras e professores, estudantes, tribunais, podem ser premiados em Soluções Fundiárias e de Moradia; Superendividamento; Recuperação Empresarial; Educação; e Mundo do Trabalho.
O anúncio dos vencedores está previsto para fevereiro e a premiação ocorrerá em sessão plenária do Conselho em março.
História do Prêmio
A premiação é realizada pelo CNJ desde 2010, ano em que foi instituída a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, pela Resolução CNJ 125/2010. O objetivo da política é assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade, incluindo os métodos da conciliação e da mediação para a pacificação social.