O acesso às ferramentas necessárias promove a formação de uma sociedade mais inclusiva
Em um mundo cada vez mais digital, a inclusão se tornou uma necessidade imperativa para garantir que todas e todos tenham acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade conectada. A instalação do Ponto de Inclusão Digital (PIDJus) é um passo significativo na direção da democratização do acesso à Justiça e à informação.
O Tribunal de Justiça do Acre realizará a instalação do PIDJus nesta quarta-feira, 13, na Escola Estadual Henrique Lima. Nesse sentido, a escolha de uma escola pública desempenha um papel crucial no projeto de democratização, pois o primeiro foi instalado na Escola de Gastronomia da Cidade do Povo, logo essa segunda unidade visa alcançar a comunidade do Calafate.
Para que o serviço esteja disponível, dois alunos da própria escola foram selecionados pelo seu bom desempenho e vão estagiar, de forma remunerada, no atendimento. O PIDJus dispõe os serviços on-line do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Defensoria Pública, Ministério Público, Justiça Federal e OCA. A Secretaria de Educação é parceira na ação por disponibilizar as salas.
A gestão do TJAC acredita que a multiplicação do PIDJus expressa um compromisso com igualdade de oportunidades, pois ao facilitar o acesso à serviços e informações, contribui-se para a democratização e garantia de direitos.