Visitantes solicitaram a reunião para tratar de informações relativas ao percentual de conflitos agrários/fundiários
A desembargadora Eva Evangelista, coordenadora da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (COMCF), recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 25, a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Manoel Moraes, e assessores técnicos do Iteracre para debate sobre conflitos fundiários.
Os visitantes solicitaram a reunião para tratar de informações relativas ao quantitativo e percentual de conflitos agrários/fundiários, bem como localização, registrados no Estado do Acre nos anos de 2021,2022 e 2023, a fim de subsidiar o órgão na construção de um plano de trabalho de prevenção de conflitos.
A desembargadora Eva Evangelista enfatizou que a Comissão de Conflitos Fundiários pretende interagir com as instituições que lidam com a problemática para que seus representantes e corpo técnico possam elaborar estratégias e proporcionar o melhor o atendimento dessas situações.
“Dessa forma, em cooperação interinstitucional, com vistas à promoção da paz social, mediante solução coletiva e consensual dos conflitos fundiários; efetividade; celeridade; e economia de recursos públicos, entre outros. Concluindo, disse da satisfação com a visita do Iteracre e do Dep Estadual Manoel Moraes, no propósito de atuar no auxílio da prevenção dos conflitos de natureza coletiva.
A presidente do Iteracre ressaltou que a reunião é uma iniciativa importante para colaborar na resolução dessas questões relevantes. “Esse encontro cria uma aproximação e favorece o compartilhamento de experiências para atuar na prevenção e solução de conflitos fundiários no Estado do Acre. É uma iniciativa importante para colaborar na resolução dessas questões tão relevantes”, finalizou.