O último dia de atendimento durante a 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais acontece nesta sexta-feira, 7, a partir das 8h
Os atendimentos ao público na 1ª Semana dos Juizados Especiais iniciaram nesta quinta-feira, 6, no Fórum Barão do Rio Branco, localizado no centro da Capital. Idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizado pela Coordenadoria dos Juizados Especiais e Projeto Mariri, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o objetivo é valorizar, dar visibilidade e aprimorar os serviços do Judiciário.
Durante esta quinta e sexta-feira, a Prefeitura de Rio Branco (PMRB), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon), a Organização em Centros de Atendimento (Oca), que são os parceiros do TJAC, estão oferecendo os serviços de emissão de 2ª via da carteira de identidade, recebimento de reclamações contra empresas, serviços para pessoas em situação de rua, entre outros.
A juíza de Direito, Evelin Bueno, titular da Vara de Apoio à Jurisdição (Vajur), afirma que a realização da Semana dos Juizados Especiais, aproxima a população e divulga o sistema do Judiciário.
“Aproximar a população do Judiciário é benéfico para todas e todos e divulga o funcionamento dos Juizados Especiais que resolvem casos de menor valor, por exemplo, problemas com energia elétrica e empresas aéreas. Então, estamos aqui para acolher a população na área central para ajuizar ou não sua ação, além de tirar dúvidas e oferecer os serviços de nossos parceiros,” conclui a magistrada.
O professor universitário, Ivan Mello, destaca que: “Está sendo uma semana maravilhosa que combinou com uma parte do estágio de práticas jurídicas, trazendo muito aprendizado com oficinas e palestradas com magistradas e magistrados. Propícia também aos estudantes o conhecimento acadêmico e prático dos juizados, um atendimento humanizado.”
Walisome Hyud, 15 anos, foi acompanhado de seu pai, para obter atendimento da Oca e solicitar a emissão da 2ª via da identidade. Ele afirma que: “Participar desta semana foi excelente, tive um atendimento ágil e sem muita burocracia. Além disso, fomos bem acolhidos por todos da equipe, estou bastante satisfeito.”
“Está sendo uma boa experiência, porque nunca tivemos contato com os Juizados Especiais. É muito importante porque estamos aprendendo e absorvendo mais informações, na prática, além do que obtemos na faculdade. O meu olhar para a área civil até mudou após as ações desta semana, e isso influência muito para a questão onde atuar na advocacia,” afirmou Andressa Almeida, acadêmica de Direito.
O último dia de atendimento durante a 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais acontece nesta sexta-feira, 7, das 8h às 12h e 14h às 16h.