Evento tem objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, o diretor do Escola do Poder Judiciário (ESJUD), desembargador Elcio Mendes, e a juíza-auxiliar da Presidência, Zenice Mota, participam na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre).
O evento, que segue até sábado, 8, reúne representantes dos tribunais para compartilhar boas práticas, estabelecer estratégias conjuntas e abordar assuntos de interesse do Poder Judiciário brasileiro. Nesta edição, os principais pontos são: Justiça Restaurativa, Justiça 4.0, juiz das Garantias.
O presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, deu as boas-vindas aos presidentes do Judiciário estadual durante a abertura destacando a importância do evento para o fortalecimento do Judiciário brasileiro. A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, anfitriã do evento, salientou que os assuntos ajudarão na prestação de um melhor serviço à sociedade e que MT tem voz e credibilidade para transitar temas, trazer bons exemplos e apresentar resultados positivos ao cenário nacional.
Após a cerimônia inicial, foi realizada a palestra inaugural sobre o “Juiz das Garantias”, proferida pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e, ao final da solenidade teve homenagens.
O Consepre foi criado em novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.
Nos próximos dias do XI Consepre, a programação incluirá palestras sobre diversos temas, como Justiça Restaurativa, Justiça 4.0, Economia e Meio Ambiente, com renomados palestrantes do CNJ e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao final do evento, os desembargadores participantes irão elaborar uma Carta do Encontro, com os principais encaminhamentos e direcionamentos do evento.