Computadores doados oportunizam capacitação de crianças e adolescentes sob medida protetiva
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, realizou, nesta quinta-feira, 4, a doação de computadores para o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE). A entrega ocorreu no átrio do edifício-sede da Justiça acreana, em Rio Branco. Na solenidade, foram doados 100 equipamentos completos e em perfeito estado de conservação.
Em sua fala, a desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou o interesse do Poder Judiciário em destinar os equipamentos eletrônicos para boas iniciativas. “O interesse público encontra-se devidamente justificado. A doação possibilitará ao Instituto Socioeducativo uma melhor estruturação de seus laboratórios de informática, oferecendo cursos profissionalizantes aos adolescentes sob medida protetiva”, disse.
De acordo com o representante do ISE, diretor administrativo Luzelândio Freitas, esses 100 novos computadores também oportunizam a ampliação dos serviços administrativos do Instituto Socioeducativo. “O Tribunal de Justiça tem sido muito sensível à causa da socioeducação no estado. É mais um de nossos pedidos que a Presidência [da Corte de Justiça] atendeu. Os equipamentos facilitaram o bom desempenho de nossas ações, tanto na capital como no interior”, salientou.
Além dos computadores, o Judiciário acreano doou periféricos e acessórios, como mouses, teclados e cabos de força e rede, todos em pleno funcionamento. Segundo o diretor de Tecnologia e Informação (Ditec), Júnior Carlos Martins, todas as máquinas passaram por processo de higienização, ou seja, foram retirados quaisquer dados, como documentos e aplicativos. “Entregamos equipamentos ágeis e úteis para diversos serviços”, realçou.
Por fim, a presidente do TJAC garantiu novas doações ao ISE. Para a desembargadora, é imprescindível a inserção de crianças e adolescentes em projetos de ressocialização, por isso, planeja desenvolver novas parcerias, a fim de garantir capacitação em todas as unidades socioeducativas do estado.
Participaram da entrega a diretora de Informação Institucional (Diins), Andréa Zílio, agentes do Instituto socioeducativo e servidoras e servidores da Ditec.