Iniciativa faz parte das ações do Judiciário acreano para o Julho Amarelo, mês de prevenção às hepatites virais
A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou, entre os dias 29 e 31 de julho, ações itinerantes de saúde nas unidades jurisdicionais da capital. A iniciativa visa conscientizar sobre o Julho Amarelo, mês dedicado à prevenção de hepatites virais.
Durante três dias, a equipe médica percorreu as três principais unidades do Judiciário acreano em Rio Branco: sede administrativa, Cidade da Justiça e Fórum Barão do Rio Branco, com diversos serviços, como os testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, além de aferição da pressão arterial e dos níveis glicêmicos. A atividade foi direcionada a todos os públicos: servidoras, servidores, magistradas, magistrados, estagiárias, estagiários, colaboradoras e colaboradores.
De acordo com o gerente da Gevid, Ronei Gomes, a ação itinerante buscou facilitar o acesso aos serviços de saúde prestados pela equipe médica do TJAC. “A gente está tentando levar saúde ao servidor, que, muitas vezes, ocupado, não tem tempo para se deslocar até o centro médico”, disse.
Quem gostou da iniciativa foi o servidor do Fórum Criminal, Raimundo Pinheiro. Após os atendimentos, destacou: “eles [equipe] vieram até o nosso local de trabalho. Não precisamos nos deslocar até o centro médico. Eu vejo como positivo [esta ação], a pessoa faz aqui e sabe o resultado na hora”.
O estagiário da Vara de Execuções Fiscais, Luís Medeiros, enquanto aguardava para fazer os exames, salientou a importância de ações preventivas: “Eu acho bom que a Gevid tenha trazido para cá [Fórum Criminal]. A partir destes testes, teremos uma melhor saúde”.
A Gevid encerrou a iniciativa na manhã desta quarta-feira, 31, no Fórum Barão do Rio Branco, mas antes de finalizar os atendimentos, a servidora da 1ª Vara da Fazenda Pública, Fatiana Bessa, usufruiu dos serviços prestados. Para ela, isso demonstra a preocupação da Administração com o corpo funcional do Judiciário acreano: “O Tribunal está sempre preocupado com o bem-estar do servidor, fazendo ações que nos possibilitam cuidar da saúde, por exemplo, a academia e outras ações ao longo do ano”.
Servidor do Juizado de Trânsito, Maricílio Santana, foi outro que aproveitou a ação para fazer um check-up: “Acabei de fazer meus exames. Deu tudo negativo, está tudo bem”. Ele também considerou a iniciativa itinerante pertinente. “Acho um trabalho muito eficaz e produtivo para o servidor. No meu caso, que atuo na rua, não tenho tempo para fazer exames. A vinda [da ação] ao centro possibilitou eu participar deste evento”, ressaltou.