TJAC lança Sistema de Automação Eletrônico do Processamento de Precatórios

Ferramenta destinada a aprimorar a gestão de precatórios no âmbito do Judiciário acreano foi lançada oficialmente após apresentação de painel da Ditec para apresentar conquistas no setor de Tecnologia da Informação no mês de julho

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) realizou, nesta sexta-feira, 02, um painel para apresentar à Presidência do TJAC os avanços obtidos no mês de julho pelo setor. A atividade foi marcada pelo lançamento oficial do Sistema de Automação Eletrônico do Processamento de Precatórios, fruto dos esforços de colaboradores, analistas e técnicos da área de TI do TJAC.

Participaram do encontro, que foi conduzido pelo diretor-geral do Tribunal, Carlos Martins Júnior, juntamente com o novo diretor da Ditec, Elson Oliveira, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; o desembargador Laudivon Nogueira, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGTIC); os magistrados auxiliares da Presidência do TJAC, o juiz Giordane Dourado e a juíza Zenice Mota; o juiz Anastácio Menezes, como participante do projeto “Calçando as Sandálias da Gestão”; entre outros.

Ao expor à desembargadora-presidente Regina Ferrari os resultados alcançados pela equipe durante o mês de julho, entre eles a finalização do processo de implantação do Sistema de Automação Eletrônico do Processamento de Precatórios, o diretor-geral e o diretor da Ditec ressaltaram importantes ações, como a conclusão da implantação do Berna (ferramenta que promete reduzir drasticamente o tempo de tramitação processual por meio do reconhecimento de padrões e do processamento de linguagem natural) e do classificador de classe e assunto do e-SAJ, ambas na área de Inteligência Artificial (IA); da automação robotizada de processos, resultado de parceria com o Tribunal de Justiça do Matogrosso do Sul (TJMS); do lançamento dos temas de TI e Comunicação no Ranking da Transparência do TJAC; além da alcance do nível de excelência no sistema iGovTIC, que permite a realização de diagnóstico para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas e, por consequência, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

Também foram concluídas, entre outras, as demandas do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) nas áreas de medicamentos, de superendividamento, do domicílio eletrônico e do Diário da Justiça Nacional (DJEN); a certificação e cadastramento do SERPRO, principal provedor de soluções tecnológicas para o Estado brasileiro, responsável pelo desenvolvimento de sistemas estratégicos que suportam ações estruturantes de governança.

Os avanços são de grande importância para o TJAC, uma vez que demonstram que, cada vez mais, a Ditec tem se modernizado, com investimentos em estrutura e contratações de novos servidores, caminhando, assim, para se tornar um órgão de excelência no âmbito do Poder Judiciário acreano, o que se traduz, direta e proporcionalmente, na prestação jurisdicional.

A desembargadora-presidente Regina Ferrari se disse muito feliz e animada com os resultados apresentados e pelo lançamento do Sistema de Automação Eletrônico do Processamento de Precatórios, uma vez que as ações impactam não somente na qualidade dos serviços disponibilizados aos cidadãos e cidadãs do Acre, mas também conferem ao TJAC importante qualificação para o Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Quero aqui dizer gratidão do fundo do coração. Nós declaramos lançado o Sistema de Automação Eletrônico de Processamento de Precatórios. Muito obrigada, Deus abençoe todos aqui da Ditec, que ajudaram neste grande produto, porque agora a gente tem um sistema nosso. Desde 2020 que os presidentes vinham buscando (a implantação a partir de sistemas) de outros Tribunais e não dava certo, chegava aqui e não combinava, não conversava, não rodava, e agora (…), com a ajuda de toda a equipe, vamos continuar a trabalhar. Muito obrigada, está lançado, então, o nosso sistema”, declarou a presidente do TJAC.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da Tecnologia da Informação no dia a dia do Poder Judiciário e parabenizou o diretor-geral Carlos Martins Júnior pelo excelente trabalho desenvolvido como interino da Ditec.

“Vocês, da TI, são muito importantes para o Poder Judiciário, são muito importantes para o Tribunal de Justiça. E devemos muito a vocês. Vocês que estão chegando agora, nós temos a certeza que a qualificação que vocês têm de sobra e temos a certeza também que vocês vêm de forma a somar forças com essa equipe, que é tão meritória, para dar prosseguimento a tudo isso que tem sido feito aqui na TI, em benefício do Poder Judiciário do Estado do Acre, mas sobretudo em benefício do cidadão”, complementou o corregedor-geral da Justiça.

Despedida

O diretor-geral do TJAC, Carlos Martins Júnior, aproveitou o momento para tecer considerações e se despedir da equipe da Ditec, órgão que comandou, como interino, durante o primeiro semestre de 2024 e onde consolidou grande parte das prioridades da Administração.

“Nós estamos chegando à excelência. Foram muitos investimentos, muita dedicação da equipe (…). O TJAC é um Tribunal que nós temos uma equipe muito pequena comparado com outros Tribunais. E nós já estamos colhendo frutos com inteligência artificial, algo que se iniciou há pouquíssimo tempo. Tribunais com muito mais estrutura, não tem nada ainda, e nós já temos hoje. Então, é um momento de muita felicidade. Agradeço aos desafios lançados, a equipe que cumpriu com o seu objetivo, e que daqui para frente a gente colha mais frutos. Muito obrigado a todos”, ressaltou Carlos Martins Júnior.

Novo diretor

Na ocasião, também foi apresentado o novo diretor da Ditec, Elson Oliveira. Com dez anos de serviços prestados ao Poder Judiciário do Estado do Acre, o gestor afirma que para ele a nomeação é motivo de imensa satisfação e que trabalhará para que a Ditec continue em um crescendo no nível de qualidade dos serviços.

“É um papel muito importante na área estratégica para o Tribunal, cada vez mais melhorar a prestação jurisdicional. O meu comprometimento é de fazer uma gestão de continuidade e priorização das ações que já foram iniciadas, das prioridades da Administração e colaborar junto com todas as diretorias para que a gente possa alcançar o melhor resultado. E aqui hoje, no painel, a gente pode verificar que muitas ações que estão sendo concluídas estão com um excelente andamento. Isso é um esforço de toda a Ditec e do nosso diretor-geral que veio nos apoiar, de vários outros parceiros que estão aqui no dia a dia com a gente colaborando para que a gente possa alcançar todos esses resultados”, falou o novo titular da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJAC.

Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.