O pacto instituído pelo Governo do Acre por meio do decreto Nº 11.515, tem o objetivo de prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência de gênero contra as mulheres
A coordenadora estadual da Mulher em Situação Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Eva Evangelista participou na tarde desta segunda-feira, 19, da assinatura do Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio, realizada no auditório da Fecomércio.
O pacto instituído pelo Governo do Acre por meio do decreto Nº 11.515, tem o objetivo de prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência de gênero contra as mulheres, através da implementação de ações intersetoriais, com enfoque na perspectiva de gênero e suas interseccionalidades.
Em seu pronunciamento, a desembargadora destacou a necessidade dos representantes de sistema de justiça procederem com escuta à população, como forma de prevenção à violência contra a mulher e parabenizou pelo lançamento do pacto. Ela também se disse feliz ao ver um Estado de democracia e de lei, penetrando em todas as localidades, citando a Patrulha Maria da Penha, além da necessidade do funcionamento o dia inteiro de delegacias.
O governador do Estado, Gladson Cameli falou sobre dedicação para implantar as ações que terminem definitivamente com os feminicídios.
“Quero convidar a toda a sociedade, para juntos nos ajudar a vencer esse mal que atormenta milhares de famílias, para que nós possamos ter um estado mais justo, cuidado, protegido, a união é fundamental em todos os processos. É preciso que nos dediquemos com muita atenção para implantar as ações que terminem definitivamente com os feminicídios e todo e qualquer tipo de discriminação contra as mulheres do nosso estado”, salientou.
A solenidade contou com a presença da juíza da 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco Louise Kristina, do desembargador Júnior Alberto, pela Presidência do TRE/AC e de vários representantes de órgãos que compõem a Rede de Proteção à Mulher.