Público-alvo do evento era formado por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
“Eu não vejo outro caminho que não seja o estudo”. Este foi o tom da palestra ministrada pela desembargadora Eva Evangelista, na tarde dessa quarta-feira (22), para pelo menos 30 adolescentes, entre garotos e garotas, que cumprem medidas socioeducativas ou são egressos do sistema e que foram contemplados pelo termo de cooperação entre o Instituto Sócio Educativo do Estado do Acre (ISE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), com objetivo de inseri-los no mercado de trabalho, por meio de estágio remunerado.
Durante sua explanação, a decana da Corte de Justiça Acreana destacou a valorização da família como fator preponderante para uma harmônica e saudável convivência social. Ainda em sua conversa motivacional, Eva Evangelista abordou temas relacionados à vocação e ao talento, ao lançar mão de experiências por ela vividas. Durante a palestra, a magistrada fez exibir vídeos relacionados à dignidade humana, bondade e gratidão.
O ponto alto da palestra foi a fácil interação da desembargadora com os adolescentes, que, a princípio acanhados, se soltaram e passaram a emitir opiniões sobre os mais variados temas ora em debate pela sociedade, como a redução da maioridade penal, que está em discussão no Congresso Nacional. Ao encerrar sua fala, a desembargadora Eva Evangelista fez questão de louvar pela iniciativa do convênio.
Ao final do evento, a coordenadora de Educação do Trânsito do Detran-AC, pedagoga Geny Polanco, não escondia sua satisfação pelo resultado da palestra ministrada por Eva Evangelista, ao destacar o grau de interesse dos adolescentes pelos “ensinamentos passados pela desembargadora, motivando-os às boas práticas”.
A palestra aconteceu na unidade do Detran-AC da avenida Antônio da Rocha Viana (setor de Educação de Trânsito), onde cerca de 50 jovens, desde a última segunda-feira (20), participam de treinamento teórico para a formação de educadores de trânsito.
O estágio remunerado
O projeto faz parte do termo de cooperação firmado entre o ISE e Detran-AC, com o objetivo de inserir no mercado de trabalho, por meio de estágio remunerado, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
De acordo com a pedagoga Geny Polanco, os socioeducandos do ISE, após terminarem as atividades teóricas e práticas, cumprirão jornada de quatro horas por dia no Detran, atuando em atividades relacionadas à educação de trânsito e atendimento ao público.