Administração do TJAC entrega nesta quinta-feira, 5, novo Data Center

A Central de Processamento de Dados recebe o nome de Isaac Timóteo Oliveira Junior, como  homenagem póstuma ao servidor da Ditec falecido no último mês de janeiro, por seu “legado de competência, zelo e dedicação exemplar a bem do Poder Judiciário acreano”

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), inaugura nesta quinta-feira, 5, o Data Center ‘Isaac Timóteo Oliveira Júnior’, do Poder Judiciário do Estado. A ação na área de Tecnologia da Informação (TI) é estratégica e de grande relevância para a prestação de serviços mais rápidos e eficientes aos cidadãos acreanos.

A Ditec é, por assim dizer, ao mesmo tempo, as “mãos” e “mente” invisíveis que permitem a realização de praticamente todas as atividades da Justiça do Acre. Cada ação judicial, audiência, oitiva, movimentação processual, sentença, expedição de alvará depende do suporte da diretoria, considerando-se que todos os processos são digitais e demandam procedimentos tecnológicos para terem andamento.

Com a entrega do Data Center ‘Isaac Timóteo Oliveira Júnior’ – que recebeu esse nome em homenagem ao servidor da Ditec falecido em janeiro de 2024, aos 47 anos de idade, que deixou, nas palavras da desembargadora-presidente Regina Ferrari, “um legado de competência, zelo e dedicação exemplar a bem do Poder Judiciário acreano” – a Diretoria de Tecnologia da Informação expande suas capacidades de armazenamento, gerenciamento e processamento de dados a um novo patamar, incrementando, ainda mais, os índices de resiliência e segurança institucional.


Para o diretor da Ditec, Elson Correia Neto, a homenagem não poderia ser mais justa, uma vez que durante quase duas décadas de serviço público Isaac Timóteo foi exemplo de dedicação à causa da Justiça, trabalhando sempre em prol da melhoria dos serviços de segurança da informação, para conferir ao Poder Judiciário acreano os melhores níveis operacionais e de resiliência possíveis na área.

“O novo Data Center ‘Isaac Timóteo Oliveira Neto’ tem todos os sistemas redundantes, com um nível de resiliência excelente, representando um salto em infraestrutura, um marco para o Tribunal de Justiça do Acre (…). Então nós resolvemos fazer essa homenagem ao Isaac, como um reconhecimento da administração por todo o trabalho que ele exerceu. Um excelente servidor, que sempre entregou muito mais do que suas obrigações, contribuindo imensamente com seu conhecimento. Uma pessoa maravilhosa, que, infelizmente, veio a falecer e não pode hoje compartilhar conosco essa conquista, pela qual ele lutou muito desde 2016 e fez parte de todo o processo de planejamento (…). Portanto, é uma homenagem muito justa por todo o trabalho que o Isaac executou, por tudo que ele representa, pelo profissional exemplar que ele sempre foi (…). Esse é um momento de muita felicidade, mas também de muita gratidão e reconhecimento ao trabalho do Isaac por essa conquista”, comentou Correia Neto.

O que é um Data Center?

Trata-se de um local físico no qual são armazenados e gerenciados equipamentos de Tecnologia da Informação, sistemas de armazenamento e mecanismos de rede. Esses Centros de Dados são concebidos para processar, armazenar e distribuir grandes quantidades de informação de maneira eficiente e segura em instituições e empresas públicas e privadas.

Há atualmente três tipos disponíveis de Data Centers: os DCs em nuvem pública, os DCs gerenciados e de colocação e os DCs corporativos, sendo esse último o padrão adotado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Acre.

Marcio Bleiner Roma | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.