Evento é o maior em tecnologia, inovação e direito do Brasil e acontece em Brasília, até esta quinta-feira, 17
O ExpoJud é o maior congresso de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de Justiça no país. O evento reúne profissionais da área jurídica, gestores de áreas jurídicas, servidores da justiça e operadores do direito para discutir e explorar novas tecnologias e inovações que podem transformar a justiça.
A 8ª edição do ExpoJud acontece até o próximo dia 17 de outubro, em Brasília (DF), e conta com alguns dos principais nomes da Justiça brasileira. A programação deste ano contempla treinamentos técnicos, palestras, painéis de discussão e uma área de exposição com mais de 130 expositores.
Nesta quarta-feira, 16, foram apresentadas palestras e painéis sobre Tecnologia, Inovação e Direito, bem como realizados treinamentos técnicos sobre Inteligência Artificial (IA) Generativa, Cibersegurança, Blockchain, Big Data, entre outras atividades.
O desembargador Laudivon Nogueira, atual presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) e presidente eleito do Tribunal de Justiça do Acre para o biênio 2025-2027 realizou a apresentação do painel “Desafios da liderança com o avanço da tecnologia e inovação da Justiça brasileira”, na qual falou sobre os atuais desafios do Judiciário e as principais ações empreendidas pelo CGTIC da Corte Judicial acreana.
“O avanço tecnológico exige dos líderes judiciais uma postura visionária e estratégica. Precisamos garantir que as inovações, como a inteligência artificial e automação, sejam integradas de forma a melhorar o acesso à justiça, sem comprometer os valores de transparência e segurança jurídica”, destacou o presidente do CGTIC, na ocasião.
Também apresentaram painéis na área a presidente do Tribunal de Justięa da Bahia (TJBA), Cynthia Pina Resende; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), Audaliphal Hildebrando da Silva, bem como o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), Eridson Fernandes Medeiros.
Ainda nesta quarta-feira, 18, também foram realizados painéis com o tema Inteligência Artificial no Direito e o Impacto nos Tribunais, com os ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Afrânio Vilela e Paulo Sérgio Domingues; e com o advogado, ativista de inovação e idealizador da organização J.Ex, Ademir Piccoli.
Para conferir a íntegra da programação da 8ª edição do ExpoJud, clique aqui.