Prova do Exame Nacional da Magistratura é neste domingo, 20

A prova será aplicada em todas as capitais brasileiras com o objetivo habilitar bacharéis em Direito a prestar concursos públicos voltados ao ingresso na magistratura

No próximo domingo, 20, mais de 30 mil pessoas participam da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que será aplicado em todas as capitais brasileiras. No Acre, são 130 candidatas e candidatos que estão inscritos nesta segunda edição e a prova será realizada no Colégio Meta.

A abertura dos portões está programada para às 9h30 no horário local. O início da prova é às 11 horas, momento em que as candidatos e candidatos devem responder 80 questões sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e de formação humanística, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal. O termino é às 16 horas.

De acordo com os dados da banca examinadora, foram 33.147 inscrições homologadas, das quais 5.516 são de pessoas negras, 1.254 de pessoas com deficiência e 33 indígenas. O Exame foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para assegurar que os processos seletivos para magistratura valorizem a vocação para a carreira, o raciocínio e a resolução de problemas.

A habilitação tem caráter eliminatório e não classificatório. A validade do certificado de habilitação é de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período. Confira o cronograma:

Miriane Teles *com informações do CNJ | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.