Gevid realiza com sucesso mais uma edição do Programa de Preparação à Aposentadoria “Ciclos de Vida”

Ação tem como objetivo promover o bem-estar dos futuros aposentados do Poder Judiciário do Estado do Acre, destacando os aspectos positivos e abordando os desafios da transição, além de discutir estratégias para lidar com as dificuldades próprias dessa etapa da vida institucional

A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça do Acre encerrou, nesta quarta-feira, 23, mais uma edição do Programa de Preparação à Aposentadoria “Ciclos de Vida”. A atividade foi direcionada a servidoras e servidores que já entraram com o pedido de aposentadoria ou que já adquiriram ou vão adquirir o direito dentro dos próximos 2 (dois) anos.

O programa tem como objetivo promover o bem-estar dos futuros aposentados, destacando os aspectos positivos e abordando os desafios da transição, além de discutir estratégias para lidar com as dificuldades próprias dessa etapa da vida. Dessa forma, busca-se disponibilizar oportunidades para que os servidores que se preparam para a aposentadoria possam receber todas as informações possíveis pertinentes à saída da ativa no serviço público e adotar hábitos saudáveis, com vistas à promoção da saúde.

O curso foi composto por quatro módulos ao todo, sendo o primeiro dedicado ao tema “Saúde e Qualidade de Vida”, o segundo aos “Aspectos Psicossociais e Relacionamentos”, o terceiro à “Gestão Financeira, Previdência Social e Empreendedorismo” e o quarto ao “Pós-Carreira, Acolhimento e Reconhecimento”.

As atividades aconteceram nas modalidades presencial e online, sendo esta última adotada para beneficiar as servidoras e servidores que atuam nas Comarcas do interior do Acre. Atuaram como facilitadoras e facilitadores: a gerente de qualidade de vida e assistente social do TJAC, Milene Moura; a idealizadora do projeto e psicóloga da Gevid, Josy Costa; a titular da Diretoria Regional do Vale do Juruá (DRVJU), Solange Chalub Teixeira; o fisioterapeuta do Centro Médico, Rafahel Muniz; a nutricionista Mariana Cunha; o advogado especialista em Direito Previdenciário e presidente da Acreprevidência, Francisco de Assis Filho; bem como o gerente regional da cooperativa Sicoob, Murilo Souza.

No dia 18 do último mês de setembro, a psicóloga Josy Costa e a nutricionista Mariana Cunha trabalharam com os participantes tópicos como “acolhimento inicial”, “a melhor alimentação para desfrutar a longevidade com saúde, distúrbios alimentares”, entre outros assuntos relacionado à saúde física e mental no pós-aposentadoria.

Já no dia 25 de setembro, foi a vez do gerente regional do Sicoob, Murilo Souza, realizar atividade com o objetivo de “ajudar as pessoas a realizarem uma análise profunda de suas fontes de renda”, falar sobre “relação sustentável com dinheiro”, além de apresentar “opções de investimentos seguros”, entre outros assuntos.

O dia 2 de outubro foi reservado para uma palestra sobre Empreendedorismo, na qual a diretora da DRVJU, Solange Chalub Teixeira, apresentou orientações aos participantes do curso sobre as “oportunidades de empreender ou se envolver em projetos profissionais após a aposentadoria”, cujo intento principal foi a de oferecer conhecimentos básicos para o desenvolvimento de atividades de empreendedorismo àqueles que desejam continuar ativos, trabalhando no setor de serviços.

No dia 9 de outubro, o tema abordado foi a Previdência Social brasileira. Na atividade, o advogado previdenciarista e presidente da Acreprevidência, Francisco de Assis Filho, apresentou os principais aspectos legais da aposentadoria, fornecendo aos participantes informações de grande utilidade para compreender os dispositivos legais e normativos que regem o instituto.

O dia 16 de outubro, por sua vez, foi reservado para discussões acerca da prevenção de doenças e agravos de saúde na terceira idade, com o fisioterapeuta da Gevid, Rafahel Muniz. O profissional abordou o tema “alongamento e postura para a prevenção de lesões e desgastes”, que teve a intenção de fornecer informações úteis acerca da importância da adoção de técnicas para a prevenção dos desgastes ósseos, musculares e de tendões que se tornam mais comuns à medida que a idade avança.

Nesta quarta-feira, 23, ocorreram as duas atividades de encerramento do cronograma. A primeira foi uma palestra com a assistente social e gerente da Gevid, Milena Moura, bem como com a psicóloga Josy Costa, na qual foram discutidos assuntos como “trabalhar a ociosidade, áreas de voluntariado no Poder Judiciário, opções de lugares que oferecem voluntariado, acolhimento, dinâmicas em grupos reflexivos”.

Marcando o encerramento de mais uma edição de sucesso do projeto “Ciclo de Vidas”, a organização promoveu um coffee break aos participantes da atividade, em um momento de congraçamento, partilha de expectativas, experiências, em um clima de alegria e descontração próprio de quem, parafraseando a célebre frase do apóstolo Paulo, “combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé”, servindo aos cidadãos acreanos. Um prenúncio de que o tempo de descansar e aproveitar mais a vida e a família, finalmente, chegou. E com ele, a gratidão e o reconhecimento do Poder Judiciário do Estado do Acre.

Segundo a gerente da Gevid, há ainda a previsão de uma atividade extra, direcionada às servidoras e servidores das Comarcas do interior que não puderam acompanhar o encerramento desta edição do “Ciclos de Vida” no modo online. A ação está prevista para acontecer na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro.

Depoimentos

“O Ciclos de Vida pra mim foi maravilhoso, foi uma preparação de vida pra vários aspectos, dentre eles, um muito importante: o financeiro. Porque quando a aposentadoria vem o servidor tem algumas perdas salariais e devemos estar preparados pra conviver com outro salário. Também no quesito alimentação foi valioso (aprender) com o fisioterapeuta Rafahel. O nosso último encontro presencial foi ‘show’. Cada um expôs seus planos, seus medos. E, na roda de conversa, rimos, choramos, e dividimos muitas coisas. Valeu a pena esse momento oferecido pela Gevid. Que venham outros encontros”.

(Ana Maria Assis da Costa, servidora do TJAC há 30 anos, atualmente lotada na Gerência de Cadastro e Remuneração)

“As atividades foram divididas em módulos, as reuniões aconteceram na plataforma Google Meet e finalizaram com esse encontro presencial na Gevid. O programa é de relevante importância para os futuros aposentados, aqueles que vão ingressar em uma nova missão, com a dispensa de regras cotidianas e das rotinas do trabalho funcional. A aposentadoria é o sonho de todo ser humano que presta serviço remunerado com zelo e dedicação no cumprimento de requisitos determinados e almeja desfrutar dos benefícios da previdência social. O programa gratifica os servidores pelo trabalho desenvolvido e pelo cumprimento do dever alcançado”.

(Maria da Dores Florêncio, servidora do TJAC há 35 anos, atualmente lotada na Diretoria de Gestão de Pessoas)

“Foi de muita utilidade participar do programa de preparação para aposentadoria (…). Eu que há quase dois anos já adquiri todos os requisitos, mas tinha muito ‘medo’ de pedir aposentadoria. As minhas participações nesse programa e também em outro promovido pela Esjud (Escola do Poder Judiciário) me ajudaram na tomada de decisão. Neles foram abordados diversos assuntos como promoção do bem estar dos futuros aposentados, como enfrentar os desafios da transição, o favorecimento de novas atitudes para termos hábitos mais saudáveis e outros. Mas o ápice mesmo foi o compartilhar das experiências, (…) foi ótimo compartilhar nossas vivências, nossas experiências, medos e expectativas para o futuro como aposentados com outros colegas (…). É uma vivência de mais de 41 anos no serviço público. Trabalho com pessoas da atual unidade há mais de 25 anos, são muitos amigos, muitos relacionamentos de companheirismo e respeito. Sei que vai ficar uma lacuna, mas hoje estou mais convicto, mais preparado do que há um ou dois anos atrás, quando completei os requisitos e preferi permanecer no trabalho”.

(Antônio Raimundo da Silva Dias, servidor do TJAC há 34 anos, alcançou o benefício da aposentadoria, mas, por receio da mudança, optou por permanecer na ativa. Está lotado atualmente no Juizado da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco)

Marcio Bleiner Roma | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.