Ação também incluiu disponibilização de serviços públicos, como a expedição de documentos, orientação jurídica, exames de saúde e um expressivo número de retificações em registro civil para inclusão de etnias de povos originários
A quadra poliesportiva da Escola Estadual de Ensino Médio Íris Célia Cabanellas Zannini, em Assis Brasil, geralmente utilizada para as disputas e atividades esportivas dos estudantes, se transformou em um cenário especial, nesta sexta-feira, 25, com a realização da cerimônia de casamento coletivo do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na qual 107 casais oficializaram a união e a construção de um novo capítulo de vida.
A cerimônia, que marcou o encerramento das atividades realizadas no município pelo Projeto Cidadão, contou com a participação de amigos e familiares dos noivos, autoridades locais e foi conduzida pela juíza de Direito Vivian Yugar.
Ao celebrar o casamento coletivo, a magistrada salientou que o evento é uma ocasião de grande importância, pois marca uma nova etapa na vida dos participantes.
Os noivos que representaram os casais mais antigos foram Adenir Tavares, 59 anos, e Francisca do Nascimento, 64 anos, enquanto os que representaram a juventude foram Francinildo Paulino, 17 anos, e Luciane Santos, 19 anos. Os dois casais desejaram felicidades a todos os noivos e sabedoria para o “caminhar da vida a dois”.
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia; a vereadora Ana Cláudia, que representou o presidente da Câmara Municipal; o promotor de Justiça, Luan Brito; e o delegatário do Cartório de Assis Brasil, Bruno Jerônimo, compuseram o dispositivo de honra. Em seu pronunciamento, o prefeito agradeceu ao TJAC e disse que a atividade institucional, em especial o casamento coletivo, é a possibilidade de realização de sonhos.
“Esta é a terceira edição do Projeto Cidadão aqui. Nestes quatro anos que estou como prefeito, sempre que realizam, mais de cem casais participam, então a gente fica emocionado porque presencia as pessoas tendo a oportunidade de regularizar a situação do seu matrimônio. Nossa gratidão ao Tribunal de Justiça por continuar levando cidadania a todos os locais do Estado do Acre”, ressaltou.
Atendimentos
Durante o dia, também houve atendimento à comunidade por várias instituições na escola. Maria Nazaré, 68 anos, foi uma das moradoras que chegou cedo para usufruir dos serviços disponibilizados. Com os documentos em uma sacola plástica, ela informou a intenção de retirar a segunda via do RG dela e do filho. “Moro em Assis Brasil e soube dessa ação. Cheguei cedo para conseguir a ficha”, disse.
Em parceria com o Ministério Público do Estado do Acre, Defensoria Pública do Estado do Acre, Polícia Civil, prefeitura de Assis Brasil e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o TJAC realizou dois dias de atendimentos na Aldeia Jatobá e na zona urbana de Assis Brasil.
Foram oferecidos a expedição gratuita de documentos básicos (certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor), além de atendimentos jurídicos, de saúde e previdenciários, e o requerimento de auxílios. Esta edição contou com o apoio financeiro do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Convênio Plataforma +Brasil n.º 904427/2020, cujo objetivo é promover ações de cidadania e inclusão.
Percorrendo todas as regiões do estado do Acre, o Projeto Cidadão, com quase trinta anos de existência, tem garantido a inclusão e a justiça social ao povo acreano, por meio de diversos atendimentos as comunidades mais vulneráveis e a celebração do casamento coletivo é exemplo desses compromissos.
O casamento coletivo é uma iniciativa do Projeto Cidadão, que promove a inclusão e proporciona oportunidades para casais que não têm condições de arcar com os custos de um casamento tradicional.
Confira na galeria abaixo mais fotografias da cerimônia realizada em Assis Brasil.