Presidência do TJAC entrega revitalização do Fórum de Assis Brasil

Fórum recebe o nome do desembargador Ciro Facundo de Almeida. Obra realizada com recurso próprio do Poder Judiciário do Acre representa um investimento de 1,3 milhão

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu mais um passo que contribui para o fortalecimento de sua presença no interior, com a entrega da revitalização do Fórum Desembargador Ciro Facundo de Almeida, na Comarca de Assis Brasil. A solenidade, realizada na quinta-feira, 31, contou com a presença da presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, que conduziram a apresentação das novas instalações. A escolha do nome para o fórum, em homenagem ao desembargador, foi aprovada pelo pleno do tribunal, eternizando seu legado.

A entrega reuniu familiares do homenageado, incluindo seus filhos Eliane e Pedro de Almeida e sua neta Iolanda de Almeida. Entre os presentes, estavam a desembargadora aposentada Eva Evangelista, as desembargadoras Denise Bonfim e Waldirene Cordeiro, o desembargador Francisco Djalma e a diretora do foro, juíza de direito Vivian Yugar.

O evento também contou com a participação do juiz titular da Vara Criminal da Comarca de Brasileia, Clovis Lodi, da magistrada Andréa Brito, do presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (SINJUS), Rangel Araújo, do promotor de Justiça Luã Brito e do prefeito de Assis Brasil, Jerry Corrêa. Servidores, colaboradores e convidados da comunidade local prestigiaram o evento.

A obra, que custou R$ 1,3 milhão, foi financiada com recursos próprios do Poder Judiciário acreano e faz parte de um conjunto de investimentos em reformas e melhorias em comarcas do interior e da capital. O objetivo é aprimorar os serviços oferecidos à população, assegurando um ambiente mais acessível e digno para o atendimento judicial.

Valorização e compromisso

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, enfatizou a importância do espaço revitalizado como um símbolo de conexão e progresso para a comunidade. “Assim como a ponte da integração que une Assis Brasil ao Peru, este espaço revitalizado simboliza a conexão entre o Judiciário e a comunidade, uma ponte que nos permite avançar juntos, promovendo o acesso à justiça e a paz social. A missão do nosso Judiciário é garantir que todos possam ter sua voz ouvida e que seus direitos sejam respeitados, independentemente de onde venham”, destacou.

O desembargador Samoel Evangelista destacou os desafios enfrentados e a perseverança da gestão: “Quantos percalços e dificuldades tiveram que ser afastados para chegarmos? Eu sou testemunha do esforço, das lutas e muitos aborrecimentos passados pela presidente Regina para concluir esta obra. Tenho por certo que ela e sua equipe se sentem recompensados. A comunidade de Assis Brasil hoje ganha um local aprazível, humanizado e digno para receber os cidadãos”.

A juíza Vivian Yugar compartilhou seu orgulho ao ter o fórum revitalizado. “Nós estamos muito orgulhosos de abrir o Fórum de Assis Brasil totalmente revitalizado para poder receber o jurisdicionado e acolhê-los aqui”.

Eliane de Almeida, filha do desembargador homenageado, expressou sua gratidão: “Toda homenagem feita ao papai, ao desembargador Ciro Facundo, o primeiro sentimento que nos traz é de que ele está vivo, e isso é muito bom, nos deixa felizes e honrados, porque o Poder Judiciário sempre foi a segunda família dele”.

“Somos nós que damos vida às instituições, e são elas que trazem metas e significado para a vida. Cabe a nós decidir o caminho a seguir e atender às demandas da sociedade, sem se prender às estruturas tradicionais ou ao modo de conferências presenciais que ficaram para trás”, acrescentou a desembargadora Eva Evangelista.

O desembargador Ciro Facundo de Almeida dedicou sua vida ao serviço da Justiça no Acre. Reconhecido por sua integridade, compromisso com a ética e dedicação ao serviço público, ele deixou um legado que inspira os que atuam no meio jurídico e acadêmico até hoje. Sua carreira foi marcada pelo trabalho em prol da justiça e pela busca de um Judiciário mais acessível e justo para todos. A homenagem com seu nome no fórum reforça a relevância de sua contribuição para a história do TJAC e da comunidade acreana.

A revitalização do Fórum Desembargador Ciro Facundo de Almeida segundo a administração, é um compromisso renovado com a justiça e com o bem-estar da população de Assis Brasil. A entrega simboliza um ambiente moderno, acolhedor e eficiente, em que a justiça se faz mais próxima e acessível a todos.

Texto: Andréa Zílio / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.