TJAC lança página do eproc com serviços e cronograma de implementação do sistema

O Portal do eproc já está no e pode ser acessado pela página do TJAC na internet. Sítio eletrônico reúne informações detalhadas, acesso direto ao cronograma, suporte e orientações sobre as funcionalidades do sistema

Seguindo o cronograma de ações para adoção do sistema de gestão de processos judiciais eletrônicos eproc, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) já disponibilizou, em seu sítio na internet, o link para o Portal da plataforma que irá substituir o atual Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

A incorporação da nova ferramenta, desenvolvida originalmente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida ao TJAC, tem o objetivo de agilizar as movimentações processuais e modernizar a Justiça, promovendo maior eficiência, integração e transparência, tanto na Primeira, quanto na Segunda Instância do Poder Judiciário.

Embora a adoção oficial do novo sistema ainda não tenha ocorrido, no Portal do eproc usuários já podem ter acesso a informações como o cronograma de implementação do sistema; composição e atribuição do Comitê Gestor; grupos estratégico e de trabalho operacional; suporte para advogados, cidadãos e usuários externos; plantão judiciário; notícias sobre o processo de implantação da ferramenta; entre outros.

O presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGEST) e presidente eleito do TJAC no biênio 2025-2027, desembargador Laudivon Nogueira, comentou a conclusão da etapa de criação do Portal do eproc. O magistrado de 2º Grau destacou o intuito de promover total transparência no processo de adoção do novo sistema.

“Já criamos a página exclusiva do eproc no site do Tribunal, reunindo informações detalhadas, acesso direto ao cronograma, suporte e orientações sobre as funcionalidades do sistema. Essa plataforma foi pensada para guiar cada etapa de maneira clara e eficiente. Queremos que todos possam acompanhar essa mudança da melhor forma possível, reforçando nosso empenho em construir um Judiciário moderno, transparente e cada vez mais célere”, disse o desembargador Laudivon Nogueira.

Uma vez concluído, o Portal do eproc também passará a contar com funcionalidades como a disponibilização de lista pública de peritos; pessoas jurídicas aptas à citação eletrônica; cadastro, manuais e tutoriais para usuários externos; respostas a perguntas frequentes; além do acionamento dos links de direcionamento para o eproc no Primeiro e no Segundo Grau de Jurisdição.

De acordo com o calendário de ações, as próximas etapas serão a instalação da ferramenta OpenProject e o teste do módulo de planejamento do GRP (Sistema Integrado de Gestão Pública) para gerenciamento do projeto de implementação do eproc; além da elaboração de painéis de BI (Business Intelligence) para monitoramento do processo de adoção da ferramenta no âmbito do TJAC. 

A expectativa da Administração é que o processo de implementação do sistema eproc esteja totalmente concluído e a plataforma em operação já em janeiro de 2025. Para acessar o Portal do eproc, basta clicar no link seguro: https://portal-eproc.tjac.jus.br/.

Marcio Bleiner Roma | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.