Escola do Poder Judiciário promove workshop “IA e Justiça: Integrando o ChatGPT na Prática Judicial”

“Nosso objetivo é alinhar a tradição de excelência do Poder Judiciário acreano às mais recentes inovações tecnológicas, para que possamos cumprir o nosso compromisso de atender melhor e de forma cada vez célere à nossa sociedade”, destacou presidente do TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud), promoveu nesta quinta-feira (21) o Workshop “IA e Justiça: Integrando o ChatGPT na Prática Judicial”, voltado a magistradas, magistrados, assessoras e assessores do Poder Judiciário estadual. 

A atividade, realizada no Laboratório de Informática do Centro Universitário Uninorte, teve o objetivo principal de apresentar a nova ferramenta de IA “Jurisprudência GPT”, que visa aprimorar a busca de precedentes judiciais e facilitar a fundamentação jurídica, enfatizando a necessidade dos profissionais da área estarem familiarizados com as novas tecnologias, sobretudo diante dos desafios da Justiça brasileira nos dias atuais.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, realizou, primeiramente, um agradecimento especial ao diretor da Esjud, desembargador Elcio Mendes e destacou as presenças do desembargador Laudivon Nogueira, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) e presidente eleito do TJAC para o biênio 2025-2027, bem como da desembargadora Waldirene Cordeiro, coordenadora da Infância e Juventude, que também participaram da atividade.

Em seguida, a desembargadora-presidente deu as boas vindas aos participantes, ressaltando a importância da magistratura permanecer sempre conectada às inovações tecnológicas, seguindo as mudanças da sociedade. “Essa capacitação reflete a visão estratégica do Tribunal de Justiça do Acre, que tem investido continuamente em soluções que aprimoraram o nosso Sistema de Justiça. Nosso objetivo é alinhar a tradição de excelência do Poder Judiciário acreano às mais recentes inovações tecnológicas para que possamos cumprir o nosso compromisso de atender melhor e de forma cada vez mais célere à nossa sociedade, com segurança e também com acolhimento. A tecnologia é uma aliada poderosa, mas é a inteligência humana, criativa, ética e compassiva que dará sentido a todas as inovações”.

O titular da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec), Elson Correia, por sua vez, expôs aos participantes detalhes acerca da ferramenta “Jurisprudência GPT”. “É uma IA generativa baseada no ChatGPT, que realiza buscas, pesquisas sobre a jurisprudência dos Tribunais Superiores e Tribunais Federais e Estaduais, que estão sendo incorporados à base de dados dessa Inteligência Artificial. Na próxima semana, haverá um webinário, no qual serão apresentadas todas as funcionalidades e onde isso pode ser aplicado no trabalho de cada um e melhorar a produtividade. É uma conquista, uma ferramenta excelente que vai contribuir muito com a produtividade de cada magistrado”.

O Workshop “IA e Justiça: Integrando o ChatGPT na Prática Judicial” foi ministrado pelo juiz de Direito auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Esdras Benchimol. Durante a atividade, o magistrado do TJRR demonstrou como a nova IA pode proporcionar uma importante colaboração no dia a dia da magistratura, garantindo mais eficiência e rapidez, além de uma compreensão mais profunda sobre temas jurídicos de maior complexidade. A atividade teve carga-horária de 6 horas-aulas e validade para o cômputo da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) das servidoras e servidores, magistradas e magistrados do Poder Judiciário do Estado.

Para saber mais sobre os cursos disponibilizados pela Escola do Poder Judiciário, clique aqui.

Texto: Marcio Bleiner Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.