A iniciativa integra uma nova visão sobre o sistema penal, buscando transformar a realidade dos internos de forma positiva
A segunda fábrica de chinelos foi instalada na manhã desta sexta-feira, 22, na Unidade Prisional Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul. O projeto “Sandálias da Esperança” é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), no qual nove máquinas foram disponibilizadas para o início da atividade.
O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), desembargador Francisco Djalma, afirmou que o papel do Judiciário é justamente apoiar ações que visam a reintegração e a transformação social.
Na solenidade, o juiz Elielton Armondes, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, reiterou que essa é uma iniciativa inovadora que proporciona novas oportunidades de trabalho e capacitação.
De igual modo, o diretor do Iapen, Marcos Frank, destacou que o trabalho permite o desenvolvimento de habilidades de produção, valores de responsabilidade e disciplina, o que prepara os indivíduos para a vida fora do sistema prisional, reduzindo a reincidência criminal. A primeira fábrica de chinelos foi inaugurada neste mês na Unidade Prisional de Senador Guiomard.
A colaboração entre o sistema de Justiça e a Administração Pública cria um ambiente de parceria e responsabilidade social. Esse é um exemplo de como instituições podem atuar em conjunto para promover a recuperação e a reintegração de reeducandos, estimulando projetos que vão além da punição e focam na ressocialização.