Ampliação dos serviços reafirma compromisso do Poder Judiciário com a inclusão e a cidadania nos municípios mais remotos do estado
Em um dos municípios mais isolados do Acre, Santa Rosa do Purus, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu mais um passo de fortalecimento da presença da Justiça em todo o território estadual. Nesta semana, foi realizada a entrega do Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc), com uma solenidade que reuniu representantes do Judiciário e do Executivo estadual e municipal.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Regina Ferrari, destacou que a a entrega do novo serviço é parte de um esforço contínuo de garantir instalações dignas e acolhedoras à população. “Este espaço faz parte de um conjunto de reformas e ações que temos implementado em todo o estado, com o objetivo de garantir que as nossas instalações sejam dignas, acolhedoras e à altura da missão que desempenhamos: promover justiça com eficiência e humanidade”, afirmou.
Acompanhada do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, do desembargador Laudivon Nogueira, do juiz titular da Comarca de Manoel Urbano, Zacarias Neto, e do governador Gladson Cameli, a presidente do TJAC reforçou a importância das parcerias para viabilizar melhorias como essa. Ela agradeceu ao Executivo estadual e à prefeitura de Santa Rosa do Purus pelo apoio, destacando também a dedicação da equipe local, com menção especial ao servidor Erimar Silva.
O desembargador Samoel Evangelista elogiou a condução da administração do TJAC e enfatizou o impacto positivo das reformas e as instalações do Cejuc para o fortalecimento do Judiciário. “A presidente é uma mulher incansável, e tem atuado com determinação e muito trabalho, pelas melhorias do Poder Judiciário”, declarou.
O desembargador Laudivon Nogueira, futuro presidente do TJAC, ressaltou a centralidade do atendimento ao cidadão nas ações da atual gestão. “Nós somos servidores, estamos a servir o povo, e é importante que não percamos essa ideia do nosso papel. Inaugurar essa reforma é abrir, definitivamente, o acesso à Justiça”, afirmou.
O governador Gladson Cameli também destacou a relevância da presença do Judiciário em Santa Rosa do Purus, o menor município do Acre. “Isso aqui mostra que no Acre, os Poderes, as instituições estão unidas em um único propósito de diminuir as diferenças e colocar os municípios em igualdade com os demais”, disse o governador.
O juiz Zacarias Neto, que atua no Distrito Judiciário de Santa Rosa do Purus, emocionou os presentes ao relembrar um caso marcante que atendeu no município. Ele mencionou o processo de um jovem que enfrentava constrangimentos devido ao nome e que, ao conseguir alterá-lo, experimentou um “renascimento”. Para o magistrado, o novo Cejuc será um local de transformação de vidas e construção de novas histórias.
Após a entrega oficial, a comitiva visitou o terreno doado pela prefeitura de Santa Rosa do Purus para a futura construção de uma sede própria do Cejuc, atualmente em prédio alugado. O novo espaço promete consolidar ainda mais a presença da Justiça no município, reafirmando o compromisso do Tribunal de Justiça do Acre com a inclusão e a cidadania em todas as regiões do estado.